Nos dias 12 e 13 de agosto, Ibatiba receberá o Carretão PET Vida, uma importante iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, com apoio da Prefeitura de Ibatiba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo. A ação será realizada no IFES – Instituto Federal do Espírito Santo e oferecerá serviços gratuitos de castração e vacinação para cães e gatos.
Ao todo, serão realizadas 100 castrações, destinadas aos tutores que já integram a lista de espera organizada pelo município. Os procedimentos serão agendados previamente e terão início às 8 horas.
As vagas para castração estão distribuídas da seguinte forma:
33 caninos fêmeas;
34 caninos machos;
18 felinos fêmeas;
15 felinos machos.
Além das castrações, no dia 13 de agosto, será realizada uma ação de vacinação, das 8h às 15h, sem necessidade de agendamento, com atendimento por ordem de chegada, até o limite das doses disponíveis.
Serão oferecidas 100 doses da vacina V8 para cães, imunizante que protege contra doenças graves como cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa canina, adenoviroses, parainfluenza, coronavirose e leptospirose.
Também serão disponibilizadas 50 doses da vacina V4 para gatos, que protege os felinos contra panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose e clamidiose, doenças que podem comprometer seriamente a saúde dos animais.
A iniciativa busca promover o controle populacional de cães e gatos, incentivar a guarda responsável e ampliar as ações de prevenção de doenças, contribuindo para a saúde e o bem-estar animal no município.
Publicado em quarta-feira, 05 de agosto de 2026