Estão de volta nas escolas municipais os primeiros passos para o empreendedorismo

Ontem (16), não teve só mais uma aula para a turma do 4º ano da Professora Lusiana Vieira, na escola Eunice Pereira da Silveira, teve a primeira aula do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – Jepp, no ano de 2019. E assim como essa, outras 62 turmas, quase mil e quinhentos alunos, de 12 escolas municipais de Ibatiba estão começando essa semana a jornada 2019 do Jepp.

Sucesso por dois anos, o programa está de volta pelo terceiro ano consecutivo. O Programa é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, escolas e Sebrae e traz para as salas de aulas uma metodologia de aprendizagem que estimula a autonomia e o protagonismo na vida pessoal, profissional e social dos alunos.

O primeiro momento do programa se deu no mês de março com a capacitação dos professores e, agora, estão sendo iniciadas as aulas com os alunos, para no final do ciclo ser realizada uma feira com a participação de todas as escolas e sociedade, onde serão expostos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Todos os alunos receberam material didático fornecido pelo Sebrae, e cada série/ano irá trabalhar em uma temática específica, sendo elas ‘o mundo das ervas aromáticas’, ‘temperos naturais’, ‘oficina de brinquedos ecológicos’, ‘locadora de produtos e sabores e cores’ , ‘ecopapelaria’, ‘artesanato sustentável’, ‘empreendedorismo social’ e ‘novas ideias, grandes negócios’.

A diretora Municipal de Ensino, Solange Souza, comentou que a adesão das escolas tem crescido, o que, segunda ela, confirma o sucesso do Jepp em Ibatiba, visto que cada unidade teve liberdade de optar ou não pela participação. “Estamos muito felizes com a adesão das escolas, o que, para nós, confirma o sucesso dos anos anteriores. Quem participou entrou novamente e ainda temos novos participantes, a adesão tem só aumentado”, disse.

Solange também registrou que o sucesso do programa é mérito maior da dedicação dos professores.

1ª AULA NA ESCOLA EUNICE PEREIRA DA SILVEIRA

Ontem (16), pregadas no quadro, as quatro letrinhas (J.E.P.P) preparada com capricho em E.V.A indicavam que o Jepp iria começar para a turma do 4º ano da professora Lusiana, na Escola Municipal Eunice Pereira da Silveira.

“Aqui na escola Eunice vocês vão ter o primeiro passo para ser um empreendedor”, falou Lusiana para seus alunos, que nos próximos três meses vão trabalhar a temática “locadora de produtos”.

E estimulados pela professora, a turma contribuiu com várias participações sobre o que é e como é ser um empreendedor, também manusearam o material didático novo e leram os primeiro textos em voz alta.

Além dessa turma, as pedagogas Valéria Fontoura e Ivane Dias, informaram que todas as turmas da escola vão participar, ao todo 10 turmas de terceiro ano e 10 turmas de quarto ano.

PROGRAMA RECONHECIDO

Com os trabalhos desenvolvidos na edição do Jepp do ano passado, Ibatiba ficou entre os finalistas do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae. O programa participou na categoria “Empreendedorismo na Escola”.

Publicado em sexta-feira, 17 de maio de 2019