Ibatiba apresenta redução dos casos de Dengue

Conforme dados apresentados no último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Ibatiba houve uma diminuição significativa nas notificações de casos de dengue em Ibatiba. No ápice, que se deu na semana epidemiológica 14 (de 31/3 a 06/4), as notificações chegaram a atingir o número de 120 casos e no ultimo boletim, o da semana epidemiológica 17( até 27 de abril), esse número caiu para 25.

De acordo com a enfermeira Andressa Bonela, acredita-se que o município esteja se direcionando para o término da epidemia. Porém Bonela ressalta que os cuidados com a prevenção devem ser permanentes.

“Os cuidados com a eliminação dos focos devem ser permanentes porque os ovos de uma fêmea de Aedes Aegypti podem sobreviver em local seco por mais de um ano”, disse a enfermeira.

Combate e prevenção

Ao longo dos últimos meses foram inúmeras e diárias ações desenvolvidas pelo município no combate e prevenção ao mosquito transmissor da dengue e outras doenças. Os trabalhos foram coordenados pela Sala de Situação de Situação Municipal que convergiu esforços humanos e materiais de várias secretarias.

Ações executadas:
Cinco ciclos do fumacê
Bloqueio por atomizador costal
Visitas domiciliares
Campanhas educativas
Mutirões de limpeza
Centro de dengue: consultas, reavaliações, hidratação e exames laboratoriais

Publicado em quinta-feira, 02 de maio de 2019