Pesquisa aponta a importância do Programa Futuro de Oportunidades:Transporte universitário

Transporte universitário possibilita acesso ao curso superior para muitos: é um dos pontos revelados pela pesquisa realizada em dezembro do ano passado (2018) entre os usuários do Programa Futuro Oportunidades - Transporte Universitário. Atualmente mais de 200 alunos participam do programa e 167 deles responderam o questionário.

A pesquisa foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal com objetivo de buscar melhoria continua do programa e avaliar o retorno social para o município.

Para o diretor de Juventude e Cultura, João Pedro Carvalho, que esteve a frente da pesquisa, os resultados trazem a luz a importância do Transporte Universitário. “Já sabíamos da importância do programa, mas a pesquisa deixou isso tangível e é importante que a população conheça os resultados, é um retorno sobre o uso dos recursos públicos”, analisou João Pedro.

Carvalho afirmou também que a pesquisa serviu ainda para conhecer pontos fracos e balizar melhorias e adequações. “Sempre tem o que melhorar, e os alunos elogiaram muito, mas nós também fizemos questão de ouvir deles os pontos que podem ser melhorados”.

Perfil
Maior parte dos entrevistados tem idade entre 18 e 23 anos, maioria do sexo feminino (62,3%) e têm ocupações profissionais variadas; grande parte (25,7%) cursa Direito, seguidos por enfermagem (10,2%) e Engenharia Civil (9,6%), mas uma diversificação enorme de cursos foi apontada.

Impacto social
Como dito no início dessa matéria, o levantamento aponta que o programa apresenta resultados positivos na viabilização de acesso ao ensino superior, 42,5 % afirmaram que não teriam condição de fazer o curso sem esse benefício, sendo que 55% custeiam as próprias mensalidades e os demais contam com apoio da família.

E quase unanime (94,6%), foi o grau máximo de avaliação (1 a 5) dado a relevância do programa para a vida profissional dos usuários, índice superado (95,8%) pela avaliação sobre o impacto positivo em linhas gerais.

Outro dado expressivo é que 70% dos entrevistados estão revertendo o valor economizado com o transporte no pagamento dos seus cursos; aluguel e comércio local também aparecem nas respostas.

Qualidade
Dentre as percepções levantadas em relação à execução do programa, 70,7% avaliaram este item como ótimo e nenhuma resposta ruim ou péssimo foi marcada. Cabe destacar a ênfase na satisfação em relação a organização do serviço e pontualidade, como apontam as boa parte das justificativas para essa questão, como por exemplo: “Pontualidade. Responsabilidade dos motoristas”;” A execução do programa se faz excelente com pontualidade e qualidade”; “Tem sido muito bom, motoristas educados, nos tratam com respeito e chegam sempre na hora certa”.

Publicado em terça-feira, 26 de março de 2019