Ibatiba tem trabalho selecionado para Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do ES

Nos dias 3 e 4 abril, em Domingos Martins, será realizado o Congresso das Secretarias Municipais de Saúde no Espírito Santo e a IV Mostra Estadual: “Espírito Santo Aqui Tem SUS”. E Ibatiba tem o Projeto Nascer Feliz entre os 16 projetos selecionados para apresentação de modelo de boas práticas, sendo 52 inscritos.

O Congresso, organizado pelo conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES), é voltado para gestores municipais e demais técnicos das Secretarias Municipais e Estadual de Saúde.

A Seleção dos trabalhos foi baseada no sucesso das ações desenvolvidas, de forma a valorizar e socializar os trabalhos das áreas técnicas dos municípios e os trabalhadores do SUS.

O que é o projeto "Nascer Feliz"

O projeto 'nasceu' em junho de 2017 da ideia de oferecer educação em saúde e acolhimento as grávidas em acompanhamento pré-natal no Sus em Ibatiba, bem como nos primeiros dois anos de vida do bebê.Os encontros são mensais e são momentos de confraternização, informação e troca de experiência.

Ao longo desse período de existência o programa ganhou parceiros e realiza sorteio de brindes oferecidos pelos comerciantes locais. Grávidas e bebês também recebem repelentes e outros serviços, como por exemplo vacinação, sempre que uma campanha estiver em andamento.

Depoimentos:

Lara Fernandes de Souza quando voltou para sua segunda participação contou que retornou porque viu a importância do programa. “Eu voltei porque achei muito importante, porque ajuda a gente, mães de primeira viagem, aprender muitas coisas”, registrou ela.

Já a mamãe Jonhy , que quando deu o depoimento tinha no colo a Camila de três meses, comparou suas duas gestações, “se eu tivesse tido essas palestras na gestação da primeira teria sido bem mais fácil”.

Publicado em segunda-feira, 25 de março de 2019