Prefeito recebeu Mães de crianças autistas nesta sexta-feira (15)

A convite do Prefeito Luciano Pingo, um grupo de mães de crianças autistas esteve na última sexta-feira (15), na Prefeitura, para um debate sobre avanço das políticas públicas de inclusão. Foi uma manhã para conhecer a realidade dessas famílias e desenvolver parcerias.

Logo no inicio da agenda a uma mãe deu um depoimento esclarecendo que o diagnóstico é marcado por um processo que ele chamou de “do Luto a luta”, com muitas batalhas e desafios.

Outra mãe falou sobre a necessidade de combater preconceito: “queremos que a população entenda que nossos filhos não são mal educados, são autistas”.

O grupo apresentou o projeto de criação da Associação UMAI de mães de autistas e pontou suas reivindicações.

Pingo ouviu com atenção as demandas e teve uma conversa franca com o grupo mostrando limitações e possibilidades. Luciano sugeriu levar as mães para uma visita à Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (AMAES), ele também se comprometeu com investimento em treinamento de servidores.

O Prefeito ficou de também estudar alternativas para abertura de vagas exclusivas para autistas no atendimento de psiquiatria oferecido pelo município.

Luciano também se comprometeu na parceria do município nos eventos do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que acontecerá em abril. “Estou na luta com vocês. Essa causa também é minha”, declarou Pingo.

Durante a reunião as mães deram depoimentos sobre avanço na inclusão no município.

Pingo encerrou a reunião reforçando o compromisso da Administração municipal com o direito das crianças com necessidades especiais.

Publicado em segunda-feira, 18 de março de 2019