Solenidade da Prefeitura municipal marca conquista na saúde, educação, agricultura, e inclusão social em Ibatiba

Sábado (24), foi dia de Ibatiba comemorar conquistas na agricultura, saúde, educação e inclusão social. A solenidade para oficializar as entregas e os investimentos em tantas áreas aconteceu na escola Helena Almocdice Valadão com a presença de agricultores, lideranças, autoridade, populares, tendo como convidado especial o secretário de Desenvolvimento Social do governo federal, Lelo Coimbra.

Coimbra ressaltou a importância das conquistas para Ibatiba e reforçou sua parceria com o município. “Luciano está de parabéns, a Prefeitura está de parabéns e eu muito feliz por poder continuar mantendo essa parceria que dura bastante tempo e que é cada vez mais forte e sólida”.

O vereador Paulinho do Eucalipto destacou que o município vive tempos de progresso. “Grandes obras estão acontecendo e tenho certeza que grandes obras vão continuar acontecendo. Só não vê quem não quer ...tem caminhão ,ônibus tratores chegando, obras sendo feita....as coisas demoram quando é para fazer certo, tudo que esta sendo feito está sendo bem feito, por isso demora”.

Para Pingo esse grande dia foi fruto de muito trabalho e responsabilidade com o dinheiro público.

“É uma grande conquista fazer investimentos na educação com recursos próprios em um momento de grande dificuldade que os municípios estão passando e também viabilizar tantas parcerias importantes que fortalecem áreas prioritárias como a saúde e a agricultura.

Agricultura

As conquista para agricultores vem através do fortalecimento do Pronaf e das associações de produtores na medida que elas se estruturam com a aquisição de bens.

Na ocasião foi feita a entrega oficial de três tratores novos que vão ampliar o atendimento dos produtores através do Pronaf, que segue sendo reestruturado.

E um momento muito esperado pelos agricultores foi a autorização de publicação de um edital com quase 20 implementos e máquinas que as associações vão poder pleitear através do da chamada pública.

É para acompanhar esse grande momento representantes de quase todas as comunidades do interior prestigiaram a solenidade.

Luciano Lucindo, presidente da Associação Alfa e secretário da associação Adrusafi, destacou a relevância da chamada pública. “A importância de abrir o edital é fomentar agricultura, que é a base da economia do nosso município. É de fundamental importância esse incentivo porque senão o município para. Esses equipamentos são viabilizar a produção, ajudar a escoar a produção, diminuir os custos e aumentar os lucros”.

Educação

Foi assinada a ordem de serviço da reforma geral da escola Helena, um investimento de mais de R$ 700 mil reais.

As intervenções vão acontecer em duas etapas para gerar o menor transtorno a rotina da unidade. Começando pela parte de cima e finalizando com a parte de baixo.

O projeto contempla ampliação de salas, adequações de banheiro, troca de portas, janelas, aparelhos sanitários e eletricos, pisos e pintura e um ponto importante da reforma é o telhado, que será termoacustico para solução dos problemas de alta temperatura nas salas.

A diretora escolar da unidade, Ulda Queirós, falou sobre as obras que Ibatiba está recebendo: “Nós temos visto obras que eram sonhadas em nosso municio acontecer... reformas de v´parias escolas, a conclusão da obra da creche e principalmente dessa escola ... em 25 anos essa escola passou apenas por uma reforma em 2012. E a situação está lastimável, é de extrema importância essa obra e, hoje, nós queremos agradecer por terem se importado conosco”.

Inclusão social

Para garantir inclusão social o município recebeu um microônibus adaptado com acessibilidade e, de acordo com o prefeito Luciano, o veículo servirá para atender a Apae, Pestalozzi, Cras, entre outros.

Saúde

O município recebeu oficialmente uma ambulância no valor de R$ 78 mil, fruto de emenda Parlamentar.

Com esse veículo, já são duas novas ambulâncias servido a saúde municipal.

Publicado em quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019