Prefeitura faz distribuição gratuita de repelentes para gestantes

Para proteger as grávidas contra o mosquito Aedes aegypti e prevenir a microcefalia e outras complicações na gravidez, a Secretaria Municipal de Saúde distribui gratuitamente repelentes para todas as gestantes que fazem acompanhamento de pré-natal nas unidades de saúde de Ibatiba. Cada gestante tem direito a dois frascos de repelente por mês durante toda a gestação.

Os repelentes são distribuídos no momento da consulta de pré - natal ou nos encontros mensais do programa Nascer Feliz.

De acordo com a enfermeira Jussara Valadão, coordenador dos Programa Agente Comunitário de Saúde Familiar - pacs, em 2017, eram distribuídos uma média de 200 frascos por mês, mas esse número já esta em torno de 350.

O produto é fornecido pelo governo estadual mediante demanda do município que posteriormente faz a prestação de contas.

Dicas para o uso de repelente:

Lavar sempre as mãos após aplicar o repelente, aplicar sempre 15 minutos após o uso de filtros solares , maquiagem e hidratantes.

Não aplicar o produto próximo aos olhos , nariz ou boca e genitais, pelo risco de maior absorção nas áreas de mucosa e intoxicação.

Passar nas áreas descobertas da pele e por cima das roupas , nunca por baixo.

Observar o tempo de reaplicação.

E qualquer dúvida pode procurar orientações com enfermeiros responsáveis das unidades de saúde.

Publicado em segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019