Ibatiba participa de reunião regional sobre o Mapa de Turismo Brasileiro 2019

Ontem (20), atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2019 - Região Turística do Caparaó foi pauta de uma reunião em Guaçuí, no auditório da Associação dos Comerciantes. O encontro contou a participação dos gestores municipais de Turismo do Caparaó Capixaba, juntamente com a Instância de Governança Regional Consórcio Caparaó, e representantes dos Circuitos Turísticos, com o Secretário Estadual de Turismo, Dorval Uliana, o Subsecretário Gedson Queiroz, e com a Gerente de Gestão de Turismo do Estado, Cássia Coppo, (Setur).

Durante a reunião, o Secretário Dorval Uliana orientou e estimulou as administrações municipais, que desejam estar inserido na Política de Regionalização do Turismo (PRT ), a buscarem a regularização e o cumprimento da legislação pertinente ( Portarias Nº 017-R/2018 da Setur e a Nº 192/ 2018 do Ministério do Turismo ).

O Secretário falou ainda da importância de os municípios terem o turismo como parte de suas administrações e o quanto isto pode valorizar a localidade e a região, gerando renda, estimulando o empreendedorismo e colaborando para crescimento do Estado.

A Gerente de Gestão de Turismo do Estado, Cássia Coppo, apresentou as vantagens e os benefícios do município de estar no Mapa do Turismo Brasileiro, que dentre muitos outros estão: o acesso aos recursos do Governo Federal, sendo que 90% dos recursos do Ministério do Turismo são destinados aos municípios que estão no Mapa; recebimento de cursos, palestras e treinamentos de qualificação profissional; participação nos eventos regionais e nacionais; pesquisas de fluxo turístico; divulgação do município nas mídias espontâneas; auxilio na captação de recursos para sinalização turística, etc.

O município de Ibatiba e o município de Muniz Freire, através de seus Departamentos de Turismo, foram os únicos a levarem para a reunião o Termo de Compromisso para ser assinado pela Diretora Executiva do Consórcio, Dalva Ringuier.
Ibatiba foi citado ainda como exemplo aos outros municípios, tendo em vista que os empreendimentos turísticos locais , que fazem parte do Circuito Caminhos dos Tropeiros, já terem realizados seus Cadastros no Cadastur, tendo já seus Certificados impressos e colocados em seus estabelecimentos. O cadastro no Cadastur, é um dos primeiros requisitos para o município participar do Mapa do Turismo Brasileiro.

“O Departamento de Turismo de Ibatiba está providenciando todas as documentações e ações necessárias para que o Município não fique fora do Mapa” afirmou Gecinete Pimentel, chefe de Divisão de Turismo de Ibatiba.

A próxima agenda do grupo acontecerá em março, no muncípio de Iúna, com as seguintes pautas: Articular um Seminário Regional de Turismo na Região do Caparaó Capixaba; oirganizar um Calendário Regional de Eventos e pPlanejar uma pauta de ações e solicitações para a Região que será e enviado à Setur.

Publicado em quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019