Secretaria Municipal de Saúde reforça trabalho de esclarecimentos da população sobre a Dengue

Em virtude do aumento de casos suspeitos de dengue no Estado, inclusive, no município, a Secretaria Municipal de Saúde está divulgando informações importantes sobre a doença, diagnóstico, tratamento e prevenção.

O último boletim da situação epidemiológica de Dengue no nosso município registra que, em 2019, já foram notificados 16 casos.

Fique atento:

Devemos ficar atentos aos sinais e sintomas da dengue que são: febre alta, podendo ser acompanhada de dor de cabeça, dor atrás dos olhos, fraqueza, dor no corpo e nas juntas, ainda podendo surgir náuseas, vômitos, diarréia, falta de apetite e manchas vermelhas e coceira na pele. Em casos mais graves, podem aparecer sintomas como sangramentos e dor abdominal intensa.

Quem apresentar esses sintomas deve procurar uma unidade de saúde. Para evitar as complicações da dengue, é importante que o indivíduo com suspeita de dengue fique em repouso, beba bastante líquido, inclusive o soro caseiro e não tome medicação por conta própria.

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Ainda para prevenção, podem ser usadas roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia (quando os mosquitos são mais ativos), repelente e inseticida também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês e pessoas acamadas.

Vamos juntar forças contra a dengue!

Publicado em quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019