PREFEITURA MUNICIPAL DE IBATIBA - ES - Link para página inicial

Vigilância Ambiental intensifica projeto de controle de qualidade da água

Com o objetivo de promover a saúde e prevenir agravos e doenças de transmissão hídrica, a Vigilância em Saúde (Visa) de Ibatiba realiza, há alguns anos, ações de vigilância da qualidade da água para consumo. Essa iniciativa é denominada Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua), estruturado a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Vigiágua consiste no conjunto de ações adotadas pela Secretaria de Saúde, para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e compatível com o padrão de potabilidade, estabelecido na legislação vigente, como parte integrante das ações de promoção da saúde e prevenção dos agravos transmitidos pela água.

Segundo informação da Visa de Ibatiba, no município o monitoramento é realizado através de avaliações da qualidade da água consumida pela população, do monitoramento realizado pelo controle, do subsidio da associação entre agravos à saúde e situações de vulnerabilidade das formas de abastecimento de água, identificando fatores de risco em sistemas e soluções alternativas de abastecimento e, sobretudo, avaliando a integridade do sistema de distribuição.

Município cumpre meta de qualidade

De acordo com a agente de controle de Endemias da Visa, Fernanda Freitas Galote de Souza, a meta anual a ser batida é a aprovação de 80% das 132 amostras dos parâmetros de Cloro Residual Livre, Turbidez e Coliformes Totais coletadas no ano. No ano de 2018, o município cumpriu a meta de dois desses três parâmetros estabelecidos, as amostras de Cloro Residual Livre e Coliformes Totais.

CASSIO.OLIVEIRA

Publicado em terça-feira, 05 de fevereiro de 2019

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço:
Rua Salomão Fadlallah, 255 - Centro, 29395-000

Horário de Expediente:
Seg - Sex, 08h00 às 17h00
Telefone(s):
(28) 3543-1654

E-mail:
ouvidoria@ibatiba.es.gov.br

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.