Agricultores de Ibatiba conhecem o Programa Reflorestar

Evento de mobilização e divulgação do Programa Reflorestar reuniu um grande número de agricultores, ontem (8), no auditório do IFES. O encontro se deu pelo convite da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hidrícos (Seama), Bandes, Incaper e a Prefeitura Municipal de Ibatiba, através da Secretaria de Agricultura.

Estavam presentes o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hidrícos (Seama), Aladim Cerqueira; Prefeito Luciano Pingo; Secretário Municipal de Agricultura, Antônio Gomes; Diretor do Bandes, Everaldo Colodetti; Gerente de Relacionamento do Bandes, Gabriel Nunes dos Santos Junior; Gerente do Programa Reflorestar, Marcos Sossai , entre outros.

Os agricultores obtiveram informações sobre o que é o Programa e como participar desse projeto que carrega a bandeira de preservar gerando renda, no intuito de fortalecer os recursos hídricos tão fundamentais a agricultura, as cidades, a vida.

“Terra com água é mais valorizada”, destacou Colodetti, que lembrou que muitas vezes o agricultor tem medo de pensar em floresta e perder área produtiva, ele explicou que a abordagem do Reflorestar é mais ampla, oferecendo seis modalidades de conservação e recuperação de sistemas, que preveem apoio financeiro para a aquisição de insumos e o pagamento pelos benefícios ambientais.

Sossai pontuou que na região do Caparaó as adesões contabilizam mais de 20 produtores e, em todo Estado, mais de 2 mil, sendo que a fase atual do programa tem o objetivo de ampliar esses números, com uma meta para Ibatiba de aproximadamente 45 novos contratos.

“O programa Reflorestar é um programa que tem financiado a recuperação de florestas no Espirito Santo, com objetivo de recuperar os nossos rios, ele visa transformar áreas degradas, áreas onde o produtor tem baixa produtividade e onde há necessidade de recuperação de rios para abastecimento das cidades, e tem feito isso financiando o produtor rural por meio de pagamentos de serviços ambientais; é uma iniciativa inovadora, o Estado do Espírito Santo está na frente nesse projeto. São mais de 50 milhões de investimento, de 2013 até 2018, e os vamos estar prevendo aqui, para a Bacia do Rio Pardo, 256 produtores a serem beneficiados , são investimentos de 2 milhões e 800 mil reais e estamos convidando os produtores a participarem. Já tem alguns produtores na região que estão cultivando, inclusive, em sistema agroflorestal mantendo o café, plantando palmito e gerado renda. A floresta tem um potencial de renda para as propriedades rurais e é isso que a gente vislumbra, melhorar o uso do solo, manter a atividade que o produtor tem e poder recuperar florestas, recuperando os rios”, declarou Aladim.

“Eu sofri a falta de água e estou engajado nessa campanha, tenho certeza que vai dar certo”, declarou Luciano, produtor rural e presidente da Associação de Produtores de Perobas, Água Limpa e Boa Vista.

Já o produtor Adonias Candido da Silva estava participando para saber se teria direito a benefícios em relação a uma área já existente em sua propriedade.

Prestigiaram também o evento o vereador Elias Cândido; o consultor do Incaper, Heraldo Santos; o Coordenador de Extensão do IFES, Marden Barbosa e o futuro diretor do IFES, Eglon Rhuan.

FELIPE.ALVES

Publicado em quarta-feira, 16 de agosto de 2017