Escola Municipal Agenor de Souza Lé é destaque no Prêmio Escola que Colabora

Na última quinta-feira (13), uma comissão do município participou da solenidade do Prêmio Escola que Colabora, em Vitória, uma das ações do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). Na oportunidade a escola Agenor de Souza Lé, de Criciúma, foi premiada pela sua colocação entre as 50 escolas com melhor desempenho e que assumirão o compromisso de apoiar outras 50 escolas que precisam melhorar.

A Escola Agenor de Souza Lé, ficou entre as quatro escolas com os melhores resultados da Regional da Região do Caparaó e entre as 50 melhores notas no território capixaba em relação aos resultados de aprendizagem , expressos pelo índice de resultados da escola calculado a partir dos dados do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espirito Santo (PAEBES).

A Escola Agenor receberá o valor de R$ 20 mil em dinheiro, que será depositado na conta do respectivo Conselho escolar para serem utilizados , exclusivamente , em ações voltadas ao fortalecimento da aprendizagem na escola , a melhoria dos indicadores educacionais de seus alunos.

Representando Ibatiba no evento estavam o prefeito Luciano Pingo; o Secretário de Educação - Djalma Gonçalves; o Diretor da Escola - Antônio César; a pedagoga Carmem Regina; e a coordenadora do Paes no município - professora Elizangela Aparecida de Freitas.

Prêmio Escola que Colabora

O Governo do Estado premiará, anualmente, até 100 escolas, em um investimento de aproximadamente R$ 1,3 milhão por ano através do Prêmio Escola que Colabora , que é um modelo de aprendizagem institucional e colaborativa com foco na disseminação de boas práticas e de gestão entre escolas da rede pública, estadual e municipais, que aderiram ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

A premiação busca valorizar a gestão educacional com foco na aprendizagem do aluno; promover política indutora para que as escolas melhorarem seus resultados de aprendizagem; promover política apoiadora às escolas com menores resultados de aprendizagem.

As escolas premiadas ficarão responsáveis por desenvolver, pelo período de um ano, ações de cooperação técnico-pedagógica com uma escola que figure como uma das de menor resultado de aprendizagem expressos pelo Índice de Resultado da Escola (IRE), conforme resultado do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes).

A parceria entre as escolas deverá gerar um plano de ação voltado para o desenvolvimento de projetos pedagógicos relacionados à melhoria da aprendizagem em leitura, escrita e matemática, por exemplo: identificação de dificuldades específicas e suas possíveis causas; reforço escolar; análise dos descritores do Paebes; reunião com equipes para compartilhamento de experiências; ações de leitura e produção de textos; elaboração de sequências didáticas; realização de simulados, etc.

Pacto pela Aprendizagem no ES

A melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização, é o principal objetivo do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

A proposta do Paes é implantar ações envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, com ações focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental.

Atualmente, 76 municípios já fizeram adesão ao Paes e podem contar com os recursos do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil no Espírito Santo, além de outras ações voltadas à melhoria da qualidade do ensino da educação capixaba.

Fonte: SEDU

Publicado em segunda-feira, 17 de dezembro de 2018