PREFEITURA MUNICIPAL DE IBATIBA - ES - Link para página inicial

Comunidades rurais tem ação de vacinação contra a raiva animal neste sábado

No próximo sábado, dia 22, duas comunidade rurais de Ibatiba receberão postos volantes de vacinação gratuita contra a raiva animal. Na parte da Manhã, das 8 às 11, a vacinação acontecerá em Santa Clara e na parte da tarde, das 12 às 15h, em Criciuma.

A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva animal e consequentemente da raiva humana. Os animais, a partir dos três meses de idade, devem ser vacinados em dose única e a partir daí, deve ser repetida anualmente.

A ação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde/ Vigilância e em breve outras comunidades serão atendidas.

O que é a raiva?
Uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução.

Transmissão:
A transmissão da raiva ocorre quando os vírus da raiva existentes na saliva do animal infectado penetram no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.

Sintomas:
Em todos os animais costumam ocorrer os seguintes sintomas:
- dificuldade para engolir;
- salivação abundante;
- mudança de comportamento;
- mudança de hábitos alimentares;
- paralisia das patas traseiras.

Nos cães, o latido torna-se diferente do normal, parecendo um "uivo rouco", e os morcegos, com a mudança de hábito, podem ser encontrados durante o dia, em hora e locais não habituais.

CASSIO.OLIVEIRA

Publicado em terça-feira, 18 de setembro de 2018

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço:
Rua Salomão Fadlallah, 255 - Centro, 29395-000

Horário de Expediente:
Seg - Sex, 08h00 às 17h00
Telefone(s):
(28) 3543-1654

E-mail:
ouvidoria@ibatiba.es.gov.br

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.