Prefeitura promove Seminário de Educação Tributária para servidores da Educação

Na última quinta-feira (13), pela manhã, no auditório da Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Ibatiba recebeu representantes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), para um seminário de Educação Tributária voltada aos servidores da Educação. O principal objetivo da programação foi sensibilizar o público sobre a função social dos tributos e a importância da disseminação, em sala de aula, de uma cultura cidadã, exercida em direitos e deveres.

O Prefeito Luciano Pingo abriu a manhã de trabalhos e destacou que os tributos são responsáveis por fazer girar a máquina pública. “Aqui, hoje, estamos plantando uma semente, de que a contribuição da cada um é o meio de garantir os serviços públicos de qualidade e a valorização que os servidores merecem”.

A programação seguiu primeiramente com a palestra “A Educação Tributária Contribuindo Positivamente na Administração Municipal”, ministrada por Arthur Sérgio Rangel Viana, coordenador EAD – Disseminadores de Educação Fiscal/PEET/ESAF.

E na sequência teve a palestra “IPM – Índice de Participação dos Municípios e IPVA, uma receita de sucesso para os municípios capixabas”, ministrada pelo auditor fiscal, Francisco Costa de Andrade, coordenador do Grupo Estadual de Educação Tributária da Sefaz.

O palestrante Francisco Costa ressaltou que o seminário tem o intuito de gerar conhecimento para a população sobre os tributos, de onde vem e para onde vai o imposto que é pago, e, dessa forma, melhorar a arrecadação dos município . “Os valores das notas ficais vão compor o tamanho do repasse do ICMS (impostos sobre circulação de mercadoria e serviços) do Estado, que divide com os municípios todo mês, isso significa que quanto mais os produtores rurais guiarem seus produtos, o comércio (emitir Nota Fiscal), mais o município consegue rever parte desse dinheiro. É importante ressaltar também o quê que essa arrecadação proporciona para a sociedade. Às vezes a pessoa não tem noção de quanto custa uma escola de ensino fundamental, quanto custa uma creche, um posto de saúde. A sociedade precisa começar a entender e participar , porque toda essa arrecadação que o município tem, própria ou dos repasses, como é o caso do ICMS, esse dinheiro, ele vai para todas essas coisas, vai para conservação de estradas, vai para incentivo do produtor rural com máquinas, a questão da saúde e da educação”.

Prestigiaram também o evento o presidente da Casa, o vereador Elias Cândido, o vereador Paulinho do Eucalipto e secretários municipais de diversas pastas.

Publicado em segunda-feira, 17 de setembro de 2018