Município promove Audiência Pública sobre Plano de Saneamento Básico

Na noite desta quinta-feira (30), aconteceu, no auditório da Câmara de Vereadores, a Audiência Pública para debater com a população os serviços de água, esgoto, destinação do lixo e drenagem de água da chuva. O momento foi uma etapa da construção do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

O objetivo da audiência foi apresentar o produto desenvolvido pela comissão técnica e ouvir sugestões e reclamações da população. Na explanação dos técnicos foram apresentadas metas e ações para alcançar a universalização e melhorar os serviços prestados de saneamento básico na cidade, como, por exemplo, a criação de programas para ampliação da rede de drenagem do município; implantação de programas para a ampliação da rede de abastecimento de água e de tratamento de esgoto na zona rural e implantação de programas de Educação Ambiental para separação de lixo.

O Prefeito parabenizou a equipe técnica e lamentou a baixa participação popular na audiência pública. “É um momento importante para o município de Ibatiba é uma pena que a plateia não está tão lotada, seria uma hora de debater, de dialogar. Esse Plano vai interferir diretamente na vida dos moradores de Ibatiba, a importância desse plano de saneamento é indiscutível, ele vai orientar o planejamento, o rumo, do nosso município, nessa área que é crucial para a qualidade de vida dos moradores.”

“O Plano é muito importante, não só para Ibatiba, mas para a composição de todos os municípios. O município que instituir 100% desse Plano, automaticamente vai ser um município avançado em tudo. O Plano Municipal de Saneamento Básico caracteriza saúde, saúde da população”, declarou Paulo José Fontes, diretor regional da Cesan.

Registra-se o comparecimento na audiência do Vereador Paulinho do Eucalipto; de Secretários municipais; do presidente do Sindispumies, Edson Saloto; do Diretor Geral do campus do Ifes de Ibatiba, Eglon Rhuan; entre outras lideranças.

Até o dia 14 de setembro o Plano continuará aberto para questionamentos e contribuições da população.

Publicado em sexta-feira, 31 de agosto de 2018