Tecnologia melhora o transporte de pacientes para consultas e tratamentos de saúde

A tecnologia tem sido aliada importante para melhoria do transporte sanitário em Ibatiba. Desde maio desse ano a Prefeitura Municipal adotou um sistema informatizado para fazer a gestão das viagens diárias realizadas para transportar passageiros que buscam consultas e tratamento de saúde em centros de referência.

O sistema permite um melhor planejamento do serviço, evitando erros e conferindo maior controle e transparência no processo. Um dos recursos oferecidos pelo sistema e que, mediante o agendamento da viagem, o usuário recebe para seu controle e tranquilidade uma passagem nominal impressa onde consta data, horário e destino.

Os agendamentos são feitos toda segunda-feira, das 8h às 10h30 e das 13h às 15h 30, na sede da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o servidor responsável, Euzenio Olavo da Silva (Peninha), são emitidas por volta de 300 passagens por semana, o que correspondem a uma média diária de 35 a 40 passageiros. “A demanda está crescendo”, relatou o servidor.

Euzenio pontuou que além das viagens fixas para hemodiálise e quimioterapia, saem viagens para os demais fins para Manhuaçu, Guaçuí, Domingos Martins, Venda Nova, Cachoeiro de Itapemirim, Muriaé, Colatina, Rio de Janeiro e para a Grande Vitória, sendo esse último o destino mais procurado. Ele explicou também que existem casos onde são permitidos acompanhantes. “Paciente menores, maiores de 60 anos ou de consultas específicas tem direito a levar um acompanhante”.

COMO USAR O SERVIÇO: A solicitação deve ser agendada previamente na Secretaria de Saúde, Cartão do SUS, comprovante de residência e comprovante da marcação de consulta.

Publicado em terça-feira, 28 de agosto de 2018