Primeiro dia do teste da orelhinha em Ibatiba

A Prefeitura Municipal iniciou hoje (8) a oferta de mais um serviço de saúde: o teste da orelhinha. Esse exame avalia a audição em recém-nascidos para identificar precocemente possíveis perdas auditivas. Nesse primeiro dia foram realizados seis atendimentos.

Logo cedo, o Prefeito Luciano foi conferir de perto essa importante novidade que vai trazer tranquilidade para as famílias e garantir mais saúde para os bebês. Pingo conversou com as mães e se inteirou sobre o procedimento com a profissional responsável.

“De forma inédita no município, hoje começamos a oferecer esse serviço, que mostra que estamos dando a devida atenção à saúde do recém-nascido”, destacou o prefeito.

O exame será realizado pela fonoaudióloga, Dra. Aline e para ter acesso basta se dirigir a AMA e fazer o agendamento. O teste é gratuito, rápido, indolor e deve ser realizado nos primeiros meses de vida do bebê.

“O município de Ibatiba, na região do Caparaó, depois de muita luta é o primeiro município que aderiu. O exame é de extrema importância na detecção de perda auditiva na infância. Com ele nós conseguimos diagnosticar se a criança tem perda auditiva ou não. O Exame é gratuito, e isso é um fato muito importante porque o exame não é barato, e nem todo mundo tem acesso, e deveria ser para todos”, registrou a Dra Aline.

A fonoaudióloga ainda explicou que a importância de detectar perdas auditivas na infância é devido ao fato que a detecção precoce privilegia um encaminhamento adequado para que não haja prejuízo período de desenvolvimento da linguagem. “Dessa forma, na fase de aquisição da linguagem, a criança vai conseguir se desenvolver normalmente porque não vamos ter interferência nenhuma”.

Um dos primeiros atendimentos foi o da Isabele e sua mãe, a Cibele, comemorou o atendimento: “Estou muito feliz com o teste da orelhinha aqui em Ibatiba. E uma inovação, né?! Muito Bom!”.

Publicado em sexta-feira, 08 de junho de 2018