Coleta Seletiva é ampliada

Uma nova programação para coleta seletiva está em andamento em Ibatiba, ampliando de três para cinco dias a atividade. Há algumas semanas a Coleta seletiva vem acontecendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.

A presidente da CATAIBA - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ibatiba, Silvane C. de Assis Rose, relatou que, com a coleta acontecendo cinco dias por semana, teve um aumento de aproximadamente 800 quilos, totalizando 2.800 quilos semanais de coleta e ela contou ainda que também já foi possível abranger novas rotas.

“Quando estavámos fazendo a coleta três dias na semana (segunda ,quarta e sexta), em média, coletávamos dez fardos de papelão e um de filme cristal, um total de dois mil quilos, e ,agora, estamos coletamos em média quinze fardos de papelão e dois de filme cristal”.

Silvane comemorou a ampliação: “Olha, eu enxergo essa ampliação dos dias da coleta como um ponto positivo para nós porque, apesar de três dias na semana estar nos ajudando, estávamos levando de 48 a 50 dias para fechar uma carga e, agora, com coleta a semana toda está adiantando bem a nossa carga”.

Por fim, Silvane falou sobre a parceria com os comerciantes e a população “Quando começamos achamos que ia ser difícil para nós porque foi tudo muito rápido, passamos nos comércios em um dia e no outro já começamos a coleta, mas aí no primeiro dia já deu duas caçamba de material reciclado. No início os comércios colocavam o material na rua, mas a gente foi passando conversando até que a gente convenceu eles que seria mais viável guardar o material para a gente tá pegando, e muitos, hoje, estão cooperando com a gente porque eles guardam material e quando a gente está passando eles vão até o caminhão e entregam. Nós passamos também nas escolas e a gente tem visto que os professores coordenadores a todos que trabalham na escola tem conscientizado os alunos a separar o material e isso para nós é gratificante porque aumenta nossa renda, somos em seis famílias, então, assim para gente é muito bom”.

Outra novidade que vai impactar positivamente a atividade é a destinação para a realização da coleta de uma carretinha reboque, adquirida recentemente pela Prefeitura Municipal, conforme informado pela Secretaria de Meio ambiente, Cultura e Turismo.

Atualmente a coleta compreende grandes geradores de resíduos, em uma rota pelos pontos de maior movimento do comércio, e a Engenheira Ambiental, Daiane Trindade, afirmou que, em breve, também haverá ampliação da rota.

Publicado em sexta-feira, 18 de maio de 2018