Confederação Nacional dos Municípios promove encontro em Ibatiba

Na manhã de hoje (8), Ibatiba sediou o evento “Ação Municipalista”, promovido pela parceria entre a Confederação Nacional dos Municípios - CNM, Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo - AMUNES, Prefeitura Municipal de Ibatiba e Câmara municipal de Ibatiba. A ocasião, coordenada por membros da CNM, reuniu, no auditório da Câmara de Vereadores de Ibatiba, representantes do Poder Executivo e Legislativo da região e lideranças.

A ação teve o objetivo de debater os cenários desafiadores que os município estão vivenciando em relação a gestão pública e mobilizar agentes políticos para a Marcha Municipalista que acontecerá, em Brasília, nos dia 21 e 24 de maio.

Em nome da CNM, Marcylei Coelho, explicou que a Confederação é uma entidade apartidária, independente. “A gente briga sempre pela autonomia dos municípios”.

Ângelo Roncalli, membro da CNM, apresentou um cenário de queda de arrecadação, legislação e burocracias que dificultam a gestão dos municípios e registrou que outras 80 ações como a de hoje serão promovidas, durante esse ano, com o objetivo de ouvir gestores e agentes políticos para atualizar essa pauta municipalista. “É muito difícil fazer gestão, com certeza, essa gestão agora de 2016 a 2020 seja um dos momentos mais difíceis de fazer gestão. O Cenário que nos temos que enfrentar é árduo. E se não tiver união não conseguimos avançar. O cenário federativo está destroçado, a riqueza está nos municípios, mas o retorno é muito pequeno.”

Marcaram presença no encontro o prefeito anfitrião Luciano Pingo e os prefeitos de Ibitirama, Reginaldo Simões, de Divino de São Lourenço, Eliardo Aparício, de Brejetuba, João Lourenço, de Vargem Alta, João Altoé; o diretor geral da Assembleia Legislativa do Espírito Santos, Joel Rangel; diretor do IFES, Eglon Ruan; secretários municipais e os vereadores Elias Cândido - Presidente da Câmara, Beto da Saúde, Geilson Tomáz e Paulinho do Eucalipto.

Publicado em terça-feira, 08 de maio de 2018