Doação de Sangue: Hemoes em Ibatiba no mês de julho

Doar sangue é rápido, fácil e seguro, mas a distância dos postos de coleta dificulta a ação dos voluntários de Ibatiba, já que eles têm que se deslocar para os grandes centros, onde há postos de coletas. Pensando em facilitar esse processo a Prefeitura Municipal agendou um data para uma visita da unidade móvel de coleta do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes).

Ontem a Secretária de Saúde, Nilce Florindo, recebeu a equipe do Hemoes para fecharem os detalhes e ficou acertado as datas de 18 e 19 de julho, com capacidade para 100 atendimentos dias.

Nestes dias de coleta, o ônibus adaptado ficará estacionado em frente a sede da Prefeitura e a distribuição de senhas ocorrerá das 7h às 13h30. Os potenciais doadores passarão por um triagem realizada pela equipe do Hemoes, já que é preciso respeitar alguns critérios para ser um doador e eles devem comparecer ao local portando um documento original com foto.

Nilce Florindo registrou que a Secretaria de Saúde realizará um trabalho de identificação prévia dos voluntários, disponibilizando uma lista para cadastro nas unidades de saúde municipais, onde também será possível obter informações sobre o procedimento. “Aqui em Ibatiba existem muitos voluntários, sempre recebemos demanda de transporte para a doação em Vitória”, destacou a secretária.

Quem pode doar

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

O HEMOES

É uma realização do Governo Estadual em parceria com o Governo Federal, visando centralizar a coleta, processamento e distribuição, garantindo qualidade no sangue que chega aos Hospitais Públicos.

Além dos postos fixos de coleta, o Hemoes conta com unidades móveis para coletas externas.

Publicado em quarta-feira, 18 de abril de 2018