Servidores recebem capacitação em Compras Públicas

As compras públicas são uma área estratégica para o município refletindo diretamente no bom atendimento da população e no cuidado com o dinheiro público. Diante disso, nos dias 11, 12 e 13, a Prefeitura Municipal ofereceu uma capacitação aos servidores desta área.

O curso foi ministrado pelo Doutor em Direito do Estado e professor em Gestão Pública, o procurador Anderson Pedra, e teve o objetivo de buscar o aperfeiçoamento dos processos de compra públicas para alcançar, entre outras coisas, economia, agilidade e transparência.

De acordo com o procurador, contratações eficientes acarretam em uma Administração Pública de resultados. “Não adianta a Administração Pública realizar um processo de compra rápido, mas comprar um produto ruim; bem como não adianta comprar um produto bom, mas de forma demorada. Tem que fazer a conjunção desses dois fatores, qualidade e agilidade”.

E ainda para o Doutor Anderson, um processo de contratação bem executado vai proporcionar para população em geral uma melhor prestação do serviço público. “Com o processo bem realizado, nós teremos lá na ponta um aluno recebendo material escolar mais adequado, uma merenda escolar mais adequada, a população tendo o tratamento adequado dentro da unidade de saúde”.

O professor pontuou também que o fortalecimento da economia, privilegiando os comerciantes local e regional, é outro resultado desejado, o que ele definiu como com “contratação sustentável sobre o aspecto social”, e parabenizou o município por ter essa prerrogativa regulamentada.

“A administração pública, como grande consumidor que é, ela tem a capacidade de induzir o mercado e, nessa indução, além de definir as regras também tem o papel de valorizar e incentivar o mercado local, porque é importante incentivar a economia, aumentar o Índice de Participação do município, contribuir para a diminuição do desemprego; e o dinheiro circulando no local favorece isso”, conclui Pedra.

Participaram da capacitação os funcionários da Controladoria; Procuradoria e das Secretarias de Administração; Finanças; Saúde; Educação; Meio Ambiente, Cultura e Turismo; Assitência Social; Obras; Agricultura, Indústria e Comércio; Interior e Transporte.

O evento demonstra a preocupação da Administração na qualificação dos seus servidores para a melhoria da gestão e zelo com os recursos públicos.

Publicado em segunda-feira, 16 de abril de 2018