Ibatiba festeja a Expedição Tropeira 2018

Sábado (31), em Ibatiba, uma cerimonia marcou o primeiro “pouso” da jornada de quase mil quilômetros, que serão percorridos pela Expedição Tropeira, rumo ao Santuário de Aparecida do Norte/SP.

Neste dia, a comitiva, formada por aproximadamente 20 tropeiros, de 17 municípios, foi recebida em Ibatiba, a Capital Capixaba do Tropeiro, com uma celebração, promovida pela Prefeitura Municipal, onde o grupo recebeu a benção do Padre Joel de Jesus, pároco do município, aos pés do Monumento aos Tropeiros, depois de um desfile da tropa pelas ruas do centro da Cidade.

A ocasião contou com a presença do prefeito Luciano Pingo; da Deputada Estadual, Luzia Toledo; dos vereadores Paulinho do Eucalipto; Marcos Delega; Roberto Magnético; Fábio Ambrósio e o presidente da Câmara, Elias Cândido, além de outras autoridades regionais e de populares.

O tropeiro Jesus Gomes Vieira contou que vai à Aparecida pagar uma promessa e destacou que, para ele, ser um representante de Ibatiba no grupo é motivo de orgulho.

“Para mim é uma honra representar a Capital Capixaba do Tropeiro, que é Ibatiba. Sou filho de tropeiro, sou tropeiro nato e é no lombo do burro que conquistei várias amizades”, registrou o tropeiro.

Um dos organizadores da Expedição, José Nildo de Melo, conhecido como Pelé, falou sobre a passagem do grupo por Ibatiba:“É um prazer parar novamente em Ibatiba, agora com destino à Aparecida. É uma satisfação muito grande da Expedição estar fazendo parte da capital capixaba do tropeirismo”.

A Deputada Luzia Toledo registrou que a Expedição faz parte do Projeto da Rota Imperial.

“É uma emoção muito forte Saber que isso foi uma construção, quando nós acreditamos na Rota Imperial. E esse projeto hoje é uma realidade e produziu essa Ibatiba, que para mim é um símbolo da Rota Imperial, com todas as conquistas que Ibatiba teve no agroturismo, no agronegócio, na agroindustria, isso é muito importante para a sociedade de Ibatiba”.

O Secretário de Turismo de Venda Nova do Imigrante, Marcos Grilo, destacou que esse movimento vem ao encontro da demanda turística, que gira muito forte em torno da história.

“O objetivo (da Expedição) é levantar nossa historia, o turista vem atrás de história, essa é grande demanda que se tem hoje de turismo, vejo isso em Venda Nova e outros municípios, ele vem buscar história, ele quer saber de onde veio, a origem do avô, do bisavô. Esse movimento aqui, que construiu o Brasil, o Brasil foi feito no lombo do Burro e mula, desse Brasil de interior que a gente vive. Quando Ibatiba e outros municípios se propõem a isso certamente ele vai consolidar muito bem essa história e atrair movimento”.

E o Grilo destacou ainda a importância de Ibatiba nesse cenário: “Ibatiba representa muito para a gente de todo Estado, é a capital capixaba do tropeiro, tem um monumento lindo aqui”.

O prefeito Luciano Pingo lembrou que, em Ibatiba, esse movimento de resgate cultural teve início no Governo do atual vice-prefeito, Dr Lindon Jonhson, quando governou o município de 2009 a 2012.

“É uma honra estar recebendo a Expedição Tropeira, Ibatiba que é a capital Capixaba do Tropeiro , mais uma vez se reinsere no cenário estadual, no cenário cultural, no cenário do entretenimento”, declarou Pingo.

Publicado em terça-feira, 03 de abril de 2018