Assinado contrato que beneficia comunidades rurais de Ibatiba com torres de telefonia móvel

Assinado! Na manhã de ontem (27), em Vitória, aconteceu a solenidade de assinatura do termo de compromisso com a operadora Vivo para a instalação 50 antenas no Estado, duas delas em Ibatiba. O documento foi assinado pelo Governador Paulo Hartung, e uma comissão de Ibatiba prestigiou a ocasião.

Ao todo, serão investidos R$ 15 milhões, por meio de Concessão de Crédito Outorgado de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). São 38 municípios contemplados nesse primeiro contrato. A empresa vencedora terá oito meses para realizar a instalação das torres, conforme prevê o edital, após a assinatura do contrato.

O governador Paulo Hartung explicou que o Governo do Estado está dialogando com as comunidades do Interior por meio de lideranças da Assembleia Legislativa, das Câmaras, Prefeituras, Associações e de Sindicados. E o resultado desse trabalho foi uma demanda para instalação de aproximadamente 500 antenas de telefonia móvel e internet.

“Ao todo serão 100 torres que vamos instalar, inicialmente. Foram escolhidas 50 em uma demanda que chega a quase 500 torres. São demandas apresentadas pelos prefeitos, deputados, lideranças e comunidades do interior. Estamos trabalhando agora colocando 50, depois mais 50 e avançando devagar. Essas torres são uma oportunidade única de as pessoas do interior terem a possibilidade de conexão com a educação e a arte.

Estamos dando um passo importante e temos que fazer mais porque vivemos em um mundo conectado. Precisamos abrir as portas digitais para os filhos das terras capixabas”, ressaltou o governador.

O secretário Octaciano Neto destacou que os locais foram definidos com base em critérios técnicos e que, por meio do celular, os produtores rurais poderão, por exemplo, saber a cotação do café em tempo real, negociar, vender, trocar informações e muitas outras atividades. "Esse modelo que vamos adotar fortalece a agricultura capixaba. Como produtor rural sei da importância da comunicação não só de ouvir falar, mas de vivenciar isso.

As contas em dia do Governo permitem esse investimento para melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram nas áreas rurais do Estado. E estar como secretário da Agricultura e poder realizar isso é motivo de felicidade", disse.

A empresa vencedora já visitou as duas localidades contempladas em Ibatiba, Criciúma e Alto Inês, procurando melhores locações para as instalações.

A solenidade, além da presença do governador Paulo Hartung, contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, e de lideranças estaduais e municipais, entre elas os vereadores de Ibatiba, Beto da Saúde, Robertinho Magnético, Jorcy Sangi, Geilson Tomaz e o presidente da Câmara, Elias Cândido.

Fonte: https://seag.es.gov.br/Notícia/governo-assina-contrato-para-instalacao-de-50-torres-de-telefonia-movel-e-internet-3g

Publicado em quarta-feira, 28 de março de 2018