Mês da saúde das mulheres e Dia D

Março está sendo o mês da “saúde da mulher” em Ibatiba, com a oferta de vários serviços e atendimentos pela Secretaria Municipal de Saúde, em todas as Unidades Básicas de Saúde.

E apesar dos atendimentos serem diários, o “Dia D” da Campanha aconteceu na segunda-feira (19), com cafés da manhã especialmente preparados para receberem as mulheres nas Unidades Promorar; Adilao Almeida de Lima - Nesf; Criciúma e Santa Clara. A exceção foi Santa Maria, que por motivos operacionais, realizou o dia D na terça-feira (20).

Nessas datas as unidades ofereceram palestras com temas voltados para a saúde feminina e realizaram preventivos pré-agendados; aferição de PA e HGT e teste-rápido de hepatites B e C, sífilis e HIV. Só no Nesf foram 200 mulheres atendidas, apenas ontem, e quase 100 na zona rural.

Dona Marta Tereza, moradora do Promorar, buscou atendimento no NESF e declarou que acha muito importante a realização de ações voltadas para mulher, ela disse que é um momento de descontração e de cuidar da saúde.

“A gente que é mulher tem que se cuidar porque a gente é o esteio da casa, se a gente não cuidar da gente, como vai cuidar dos filhos e do marido, né?!” comentou a Dona Marta.

A dona Leni Dias foi fazer o preventivo, também no Nesf, e disse que estava agradecida: “fico agradecida por terem escolhido esse dia para a gente”.

A programação segue acontecendo ao longo do mês; na quinta (22), é a vez da Agência Municipal de Agendamento – Ama e da Sede da Secretaria de Saúde, onde fica também a Farmácia Básica, realizarem ações de prevenção e cuidados com a saúde da mulher e, na sequência, sexta (23), no galpão da fisioterapia, voltado para mulheres da melhor idade.

E tem mais, excepcionalmente no sábado, dia 24, pensando nas mulheres que não podem comparecer ao “NESF” em dias úteis, será realizada coleta de Preventivo na Unidade.

E ainda pensando em melhorar o atendimento, no dia 22, no Nesf , a realização de exames será para atender as pacientes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Promorar e, no dia 28, da ESF de Santa Maria.

E atenção, o público alvo para a realização de Preventivo é de mulheres de 25 a 64 anos.

Publicado em quarta-feira, 21 de março de 2018