Ibatiba ganhará barragem do Governo do Estado

Na tarde desta quarta-feira (21), na abertura da ExpoSul Rural, em Cachoeiro de Itapemirim, o governador Paulo Hartung assinou acordo para a elaboração do projeto de oito barragens que contempla Ibatiba e outras sete cidades, na ocasião também foi sancionada a lei que cria o Fundo de Desenvolvimento Econômico Regional do Sul do Estado do Espírito Santo (Fundesul), que fomentará projetos privados que gerem emprego e renda na região.

Além do governador, participaram da assinatura dos atos o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, o secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, e representando Ibatiba o Prefeito Luciano Pingo, Diretor de Planejamento, Ulysses Fernandes e os vereadores Elias Cândido, Presidente da Câmara, e Roberto Luiz Chaves.

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) ficará responsável pelo projeto e pela execução da obra, enquanto as prefeituras ficam responsáveis pelo licenciamento, pela outorga, além da titularidade das terras. Será investido R$ 1,4 milhão nos projetos. Os municípios contemplados são os seguintes: Alegre, Castelo, Conceição do Castelo, Guaçuí, Ibatiba, Irupi, Jerônimo Monteiro e Muqui.

A previsão é de que os projetos sejam concluídos em seis meses. Em seguida, será aberto o processo licitatório para a contratação de empresa para a execução da obra. A quantidade de armazenamento dos reservatórios e a extensão da área que a barragem ocupará serão definidas de acordo com os projetos que serão elaborados.

"O Programa já faz sucesso no Norte do Estado e agora vem para a região garantir a reservação hídrica", disse Octaciano Neto, secretário de Estado da Agricultura.

Programa Estadual de Construção de Barragens

O Programa Estadual de Construção de Barragens prevê o investimento de R$ 60 milhões, por meio de recursos da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), para a implantação de 60 reservatórios de água no interior do Estado até 2018.
A estimativa é que, com a implantação de todas as barragens, sejam armazenados 67,2 bilhões de litros de água: o suficiente para abastecer 1,2 milhão de pessoas durante um ano, ou irrigar 22 mil hectares de café.

Fundesul

O Fundesul é uma iniciativa do Governo do Estado para fomentar projetos de investimentos privados para as microrregiões Caparaó, Central Sul e Litoral Sul, que possam resultar direta ou indiretamente na geração de emprego e renda.

O fundo será gerido pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e atenderá 27 municípios do sul capixaba, impactando uma população de cerca de 700 mil habitantes.

Para a instalação do Fundesul, haverá um aporte de R$ 50 milhões do Estado. Os municípios também poderão alocar recursos próprios e se tornarem cotistas remunerados pelo Fundo. O início das operações está previsto para o próximo mês de agosto. Um escritório do Bandes será instalado em Cachoeiro de Itapemirim, para facilitar ainda mais o contato com os empreendedores locais.

FELIPE.ALVES

Publicado em quinta-feira, 17 de agosto de 2017