PREFEITURA MUNICIPAL DE IBATIBA - ES - Link para página inicial

Ibatiba é a primeira cidade do país a receber capacitação sobre tratamento intralesional de Leishmaniose

Está no município, a convite do Ministério da Saúde, para a 1ª capacitação sobre tratamento intralesional* de Leishmaniose do Brasil, uma equipe da Fundação Fiocruz, acompanhada de representantes da Secretaria Estadual de Saúde.

Estão participando do treinamento, que começou ontem (21) e continua no dia de hoje, além da Secretária de Saúde, Nilcilaine Hubner, médicos e enfermeiros do município, um grupo aproximado de 30 profissionais.

Os especialistas da Fundação, dr. Armando Schbach e dra. Maria Cristina Duque,  ambos com uma extenso trabalho dedicado a leishmaniose, apresentam um novo protocolo que está sendo adotado pelo Ministério da Saúde, que visa evolução no tratamento oferecido aos pacientes, devido, entre outras vantagens a diminuição da carga de medicamento, resultando em menor toxidade e consequentemente menos reações adversas aos pacientes, além de uma rotina de tratamento mais  leve.

”Com esse tratamento os pacientes podem ingerir até 10 vezes menos remédios”, pontuou o dr. Armando, que vem se dedicando, nos últimos 30 anos, a esse estudo.

Sobre os benefícios, Nilcilaine também registrou “Até o momento, o município realizava apenas uma conduta terapêutica e necessitava encaminhar alguns casos para tratamento em centros de referência em vitória, com essa capacitação, a saúde municipal conseguirá ampliar seu atendimento”.

Nesses dois dias de treinamento, além da parte teórica, que compreendeu o protocolo, diagnóstico e acompanhamento de pacientes, o público teve aula prática, com  realização do procedimentos em voluntários, sendo eles pacientes em tratamento no município.

Para o dr. Antônio Carlos,  “É um novo tratamento com mais segurança, principalmente para os pacientes acima de 50 anos, cardiopatas, diabéticos... benefício maior em termos da nossa cidade,  em vez de mandar esses pacientes para serem tratados em Vitória, eles serão tratados na nossa cidade mesmos. É menos deslocamento, mais conforto para pacientes com economia para o município e melhor resultado em termos de acompanhamento pela equipe municipal de saúde”, ainda segundo ele, são aproximadamente 12 viagens a menos por paciente.

Os benefícios também já são percebidos pelos doentes, na perspectiva do paciente J. P.D., “É melhor mais perto de casa, eu mesmo posso resolver sozinho”.

*no interior da lesão

FELIPE.ALVES

Publicado em quinta-feira, 17 de agosto de 2017

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço:
Rua Salomão Fadlallah, 255 - Centro, 29395-000

Horário de Expediente:
Seg - Sex, 08h00 às 17h00
Telefone(s):
(28) 3543-1654

E-mail:
ouvidoria@ibatiba.es.gov.br

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.