Iniciada Implantação de Fossas Sépticas

Nesta terça-feira (23), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, iniciou a implantação de 137 fossas sépticas que contemplarão as comunidades de Córrego dos Rodrigues, Córrego Floresta e parte do Córrego Cafarnaum.

A mobilização da empresa contratada começou pela comunidade do Córrego dos Rodrigues, na altura do local conhecido como “campinho”.

Entre hoje e amanhã, estão chegando equipamentos e materiais, e estão sendo feitas as demarcações da área.

Cleisiane Dias Xavier, a proprietária de uma casa em construção visitada hoje pelos técnicos, comemorou ter sido contemplada com o projeto. “Eu comecei a fazer minha casa, a gente já está quase terminando (a obra), e eu consegui com esse benefício da fossa, que é muito bom, não contamina o solo, não contamina o alimento, não contamina a água, e é gratuito.
Achei muito bom esse projeto que a Prefeitura esta trazendo para nós”.

E a morador Jaci dos Santos Filho também aprovou a iniciativa. “Acho importante fazer a fossa para proteger a natureza”.

Daiane trindade, Chefe de Departamento de Proteção Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente explicou que o projeto permitirá tratar o esgoto doméstico destas propriedades, minimizando os impactos ambientais que ele causa quando é lançado na natureza.

Ainda de acordo com Daiane, o sistema que está sendo implantado é composto por três recipientes interligados, trabalhando por gravidade e dispersando a rejeito no solo sem que retorne água suja para o córrego.

O projeto é uma parceria Prefeitura e Funasa, que dispõe de uma verba de 500 mil reais por meio de convênio.

Publicado em terça-feira, 23 de janeiro de 2018