Reestruturação: laboratório Municipal

Em 2017, o Laboratório de saúde pública municipal de Ibatiba - LASPUMI começou a ser reestruturado depois de um longo período sucateado. E, recentemente, mereceu reconhecimento da unidade de referência estadual devido a adoção de boas práticas.

Este bom momento se dá pela iniciativa do município de implantar a plataforma Gal – Gerenciador de Ambiente Laboratorial, uma tecnologia que facilita o fluxo de informações de resultados de exames e alimentação da base nacional de informações, possibilita um amplo acompanhamento das doenças e agravos do município pelo Estado e União , além de permitir a criação dos históricos de pacientes.

Com isso, atualmente, sob a responsabilidade do Biólogo Leandro Sousa, o laboratório de Ibatiba é um dos sete municípios capixabas que buscou esse avanço, ainda que o sistema esteja disponível em todo o território estadual.
Leandro explicou que o laboratório municipal é responsável pelo monitoramento de doenças e agravos de interesse público, como tuberculose, hanseníase, esquistossomose, e identificação de vetores e doenças como o Aedes aegypti, transmissor dos vírus de Dengue, zika, Febre Amarela e etc.
E de acordo com o Biólogo, também é realizada a coleta de sangue para envio a unidade de referência estadual para diagnóstico de doenças como leptospirose, dengue, hepatite virais, Rubéola, entre outras.

“Em breve também serão realizados testes rápidos para diversas doenças”, destacou ele, que aproveitou para explicar que exames de analise clinicas, como glicemia e colesterol, são feitos através de laboratório particulares conveniados com o município, utilizando a tabela do SUS.

O Laspumi fica na rua Orly Barros, nº1, no NESF, ao lado do Fórum.

Publicado em segunda-feira, 15 de janeiro de 2018