O Natal terá de volta a Folia do ?Silvério?

Durante 53 anos o Natal de Ibatiba teve Folia de Reis e há mais de 5 anos eles deixam saudade, mas 2017 vai marcar a volta da “Folia do Silvério”.

Dia 24 de dezembro será o dia do retorno desta tradição, que foi interrompida após o falecimento do seu idealizador, Antônio Silvério Neto. Ontem (13), foi o primeiro ensaio e teve a participação Erlito Silvério, Adão José da Cunha, Gilvan Garcia e Vanderli Peixoto.

Erlito Silveiro, filho do idealizador, ressaltou que a volta da Folia é uma homenagem ao seu pai.

Vanderli Peixoto, genro do saudoso Silvério, definiu o movimento como “missão” e agradeceu o apoio que tem recebido, ele disse que estão voltando para atender uma vontade do povo de Ibatiba.

“Com fé em Deus nós vamos sair com a bandeira de dos Três Reis e mais de São Sebastião...terminar uma e começar outra... todo ano enquanto nós estivermos todo mundo vivo”, declarou Vanderli.

O grupo está tendo apoio da iniciativa privada, sociedade civil e do Departamento de Cultura e Juventude.

Festa de Santos Reis

É uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore; praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) — para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes.

Essa história é relatada na Bíblia Sagrada, no capítulo 2 do Livro de São Mateus (ou O Evangelho, Segundo Mateus)

Publicado em quinta-feira, 14 de dezembro de 2017