Prefeitura de Ibatiba intensifica combate ao mosquito da dengue com palestras nas escolas

A Prefeitura de Ibatiba está intensificando as ações de prevenção e combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya, nas escolas municipais.

Na última semana, as escolas municipais: Professor Flávio Alcure de Araujo; Helena Almodice Valadão e Eunice Pereira da Silveira participaram de uma palestra e atividades onde receberam informações essenciais sobre os sintomas das doenças, os cuidados necessários para evitar a reprodução do mosquito e a importância da participação de todos na luta contra a dengue.

Essa iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola, com o objetivo de promover a conscientização e ações efetivas de combate ao mosquito transmissor. Além das escolas visitadas, outras unidades públicas também participarão da ação.

A Agente de Endemias Marcia de Souza Santa de Jesus tem sido a palestrante da do Programa acompanha por uma equipe de enfermeiros da Estratégia da Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde. A coordenadora do Programa Saúde na Escola em Ibatiba, Juliana Moreno também participou das ações.

O Prefeito Luciano Pingo destaca que o município tem se empenhado no combate à dengue. “Estamos empenhados em proteger a saúde de todos. As palestras nas escolas são uma ferramenta fundamental de conscientização sobre os riscos da dengue e a importância da prevenção. Juntos, podemos combater o mosquito da dengue e garantir um ambiente mais seguro e saudável para todos,” pontuou o Prefeito.

Além das palestras nas escolas, a Prefeitura tem desenvolvido diversas outras ações de mobilização comunitária para combater o mosquito, incluindo visitas de rotina dos agentes de Endemias em residências e comércios, panfletagem em pontos estratégicos da cidade, adesão ao Dia D com mobilização e ações educativas e também a campanha de vacinação para o público-alvo: 10 e 11 anos.

Publicado em quinta-feira, 07 de março de 2024