12 Médicos: Prefeitura discute reestruturação da Atenção Primária

Gestoras da Saúde de Ibatiba participaram de uma reunião com o Prefeito Luciano Pingo, na última semana do ano de 2023, para discutir ações de reestruturação da Atenção Primária à Saúde.

De acordo com a enfermeira Andressa Bonela, também Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.

“A Saúde da Família é a estratégia prioritária de atenção à saúde e visa à reorganização da Atenção Básica no País, de acordo com os preceitos do SUS. É considerada como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da Atenção Básica, por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de ampliar a resolutividade e impactar na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade”, explicou Andressa.

As equipes de Estratégias devem ser compostas por médico, enfermeiro, auxiliar e/ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS). Podendo fazer parte da equipe inclusive o agente de combate às endemias (ACE).

“A Atenção Primária de Ibatiba já possui um total de 12 médicos permitindo essa reestruturação e teremos 100% do município coberto com Agentes Comunitários de Saúde (ACS)”, explicou ainda o Secretário Municipal de Saúde, Marcos Paula Pereira.

Conforme a Assessora da Saúde, a enfermeira Juliana Moreno, a Secretaria Municipal de Saúde possui seis Unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), e a intenção é aumentar significativamente essa cobertura, de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, proporcionando melhor acesso e atendimento a população, bem como melhores condições de trabalho aos colaboradores da saúde de Ibatiba.

O Prefeito Luciano Pingo destacou ainda que a APS é a principal porta de entrada da população ao Sistema Único de Saúde (SUS) e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS.

“Estamos intensificando nossas forças para entregar uma proposta de redivisão das áreas do município onde contemple toda a população ibatibense”, destacou o prefeito Luciano Pingo sobre a reestruturação.

Pingo ainda parabenizou a equipe da Secretaria de Saúde de Ibatiba que está colaborando com a reestruturação da Atenção Primária.

Publicado em terça-feira, 02 de janeiro de 2024