Festa do Tropeiro agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Espírito Santo

Uma das festas mais importantes do Caparaó e do Estado, com 20 anos de tradição, acaba de se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Espírito Santo. O reconhecimento proposto, por meio do projeto de Lei nº 696/2023 foi aprovado, nesta quarta-feira (29), durante Sessão da Assembleia Legislativa do Estado.

A iniciativa  é do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos (Podemos). A proposta foi analisada pelas comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças.

“A festa se tornou a mais tradicional da região e de Ibatiba. Atualmente, a cidade pulsa com uma rica atmosfera cultural. Ecos do período tropeiro permeiam toda a cidade, visíveis em locais como o Museu dos Tropeiros e o Monumento aos Tropeiros, situado às margens da BR-262”, explicou o parlamentar Marcelo Santos.

A Festa do Tropeiro é realizada pela Prefeitura de Ibatiba e acontece no mês de setembro. A festividade tem o objetivo de celebrar a cultura de Ibatiba e reviver a história dos desbravadores da Região, ao mesmo tempo garantir aos turistas e moradores, reviver o tropeirismo. Desde o ano 2002, o município de Ibatiba vem criando essa reaproximação com a identidade do Tropeirismo, na qual foram esses guerreiros tropeiros que desbravaram a Região.

Publicado em quinta-feira, 30 de novembro de 2023