PREFEITURA MUNICIPAL DE IBATIBA - ES - Link para página inicial

Escuta Especializada: Profissionais participam de formação para garantir maior proteção de crianças e adolescentes

Ibatiba se prepara para a criação do Comitê de Gestão Integrada para a implementação da Escuta Especializada de Defesa e Proteção dos direitos da Criança e Adolescente. Durante os dias 27 e 28, servidores das Secretarias Municipais: Saúde, Educação e Assistência Social e representantes do Ministério Público, Polícia Civil, Apae, Pestalozzi e Conselho Tutelar participaram de formação sobre ‘Escuta Especializada’. 

A capacitação visa preparar profissionais para o fortalecimento do Sistema e o aprimoramento do Acolhimento, Atendimento e Acompanhamento da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência de acordo com a Lei Federal nº 13.431/2017. Os  dois dias de formação aconteceram no auditório do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) - Nelson Alves Moreno, de Ibatiba. 

A escuta especializada é um procedimento de entrevista sobre uma possível situação de violência contra criança ou adolescente, no intuito de garantir a proteção e o cuidado da vítima O curso de formação está sendo realizado pelo instituto Cairo com recurso do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA). 

“Iniciamos as ações para a criação de um comitê  de gestão integrada para a  implementação da escuta especializada no município. Os profissionais além da realização da escuta especializada, também serão multiplicadores de informação para os demais atores da rede de defesa e proteção dos direitos da criança e do adolescente”, explicou  Secretária Municipal de Assistência Social, Nilcilaine Hubner. 

A capacitação foi ministrada pelo professor Rudinei Luiz Beltrame, graduado em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2013); Mestre em Psicologia Social e Cultura pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorando no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC.

 

 

Publicado em quarta-feira, 29 de novembro de 2023

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço:
Rua Salomão Fadlallah, 255 - Centro, 29395-000

Horário de Expediente:
Seg - Sex, 08h00 às 17h00
Telefone(s):
(28) 3543-1654

E-mail:
ouvidoria@ibatiba.es.gov.br

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.