Professores concluem Formação de Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação realizou, no último dia 21, a conclusão da Formação para Professores de Educação Infantil. A capacitação foi realizada em quatro etapas com professores da rede de ensino municipal.

A formação por meio do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES) é oferecida pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo - CEFOPE e foi ministrada pela Formadora Carla Pereira Pinto e pela Coordenadora Municipal do PAES, Juliana Amorim de Freitas.

Conforme a coordenação, a formação destacou a promoção da consciência Étnico-Racial por meio da contação de histórias. “O evento proporcionou uma abordagem enriquecedora, abordando narrativas que refletem a diversidade cultural e étnica presente na sociedade”, explicou Juliana.

Os educadores participaram de atividades práticas, explorando técnicas de contação que destacam a importância da representatividade e inclusão. A utilização de materiais didáticos diversificados e a introdução de personagens que refletem a pluralidade étnica contribuíram ainda para uma compreensão mais ampla e inclusiva por parte dos professores.

A formação também abordou estratégias para lidar com situações de preconceito e discriminação, promovendo um ambiente educacional que celebra a diversidade e estimula o respeito mútuo. A interação entre os educadores durante as discussões e atividades práticas fortaleceu a construção de uma comunidade escolar mais inclusiva.

“É importante destacar que a formação contribuiu com reflexões sobre a importância contínua da sensibilização Étnico-Racial na Educação Infantil, ressaltando o papel crucial dos professores na formação de uma geração mais consciente e tolerante”, finalizou Juliana Amorim.

Publicado em segunda-feira, 27 de novembro de 2023