Atendimento: Profissionais da Saúde participam de oficina sobre profilaxia da raiva

Profissionais da Saúde de Ibatiba participaram, nessa segunda-feira (20), de uma oficina para discutir formas de realizar a profilaxia adequada da raiva animal e humana. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Ibatiba, durante todo o dia.

A capacitação foi acompanhada por médicos, enfermeiros e técnicos dos municípios. O objetivo do encontro foi normatizar os procedimentos de atendimento da raiva. A oficina foi ministrada pela técnica regional de Vitória, da Secretaria de Estado da Saúde (SESA),  Enfermeira Rosa Maria Côrrea.

A capacitação destacou, principalmente, conceitos sobre o modo de transmissão, epidemiologia da raiva humana e o protocolo atual conforme nota técnica 08/2022.

Neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Vigilância Ambiental e Zoonoses, conseguiu imunizar 3.878 animais contra a raiva. Com esses números, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde foi alcançada com uma cobertura vacinal de 90,92%, assegurando o controle e a prevenção do vírus da raiva nos animais e, consequentemente, na população.

Publicado em quarta-feira, 22 de novembro de 2023