Controle Social: Conselho de Saúde participa de Capacitação do Tribunal de Contas

Membros do Conselho Municipal de Saúde de Ibatiba participaram da “Capacitação para Conselheiros de Saúde”, realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), durante os dias 8 e 9 de novembro.  O evento foi pensado para ampliar os conhecimentos técnicos por parte dos conselheiros que atuam na área, abordando questões sobre fiscalização, aprovação e o acompanhamento das ações e serviços de saúde por parte dos Conselhos.

A capacitação foi conduzida pela auditora do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) Tarsila Firmino Ely, o curso também buscou estimular o exercício do controle social e colaborar para a eficiente alocação dos recursos públicos nessa área.

Os conselhos de saúde são órgãos cuja principal atribuição é auxiliar o Poder Executivo na formação de estratégias e controle de recursos na área da saúde.

Participaram  da capacitação a presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS),  Izabel Souza, a secretária executiva do Conselho, Larissa Loura, e a representante do Poder Executivo Juliana Moreno.

A presidente do Conselho Izabel Souza também explicou que um momento importante da capacitação foi a apresentação do painel de controle. “ Foi um momento no qual todos puderam acessar e avaliar quais pactuações  e metas foram atingidas por meio do Plano Municipal de Saúde (PMC), e o Relatório Anual de Gestão (RAG)”, explicou Izabel.

Publicado em sexta-feira, 10 de novembro de 2023