Agentes de Saúde e de Endemias concluem formação do Programa Saúde com Agente

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na última quarta-feira (27), a cerimônia de conclusão dos cursos técnicos do Programa Saúde com Agente. Um total de 41 agentes de Ibatiba participaram da formação. A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal de Ibatiba.

O Programa Saúde com Agente foi criado para apoiar os municípios no processo de formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) cumprindo o compromisso do Governo Federal em aprimorar a formação de profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o oferecimento de curso técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e curso técnico em Vigilância em Saúde, com ênfase no combate às endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Participaram da Cerimônia, compondo a mesa de autoridades, o prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo; o Secretário Municipal de Saúde, Marcos Paula Pereira; o Presidente da Câmara Fernando Vieira; as enfermeiras  preceptoras do curso: Elina Florindo Silveira e Rafaela Werner Silva; a enfermeira Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Andressa Bonela Lopes Ramos; a enfermeira Chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, Ambiental e Zoonoses, Izabel Maria de Souza, entre outras autoridades.

Publicado em sexta-feira, 29 de setembro de 2023