Talentos municipais: dois alunos da escola David Gomes são medalhistas nas Olimpíadas de matemática das escolas públicas

Dois alunos da Escola David Gomes, ambos cursando o 9º ano, estão entre os medalhistas nacionais na 13ª Olimpíadas de matemática das escolas públicas.

Bianca Dias de Carvalho atingiu a pontuação que garantiu a medalha de ouro do nível dois, pela segunda vez, e ela foi classificada com a maior nota do Estado. O aluno Lucas Rosa de Oliveira, também pelo nível dois, levou o bronze e outros seis estudantes da escola receberam menções honrosas.

A competição teve a participação de alunos de toda rede pública do município (inclusive IFES e e escola Maria Trindade de Oliveira) e as provas aconteceram em duas etapas, a primeira com a aplicação de prova objetiva a todos os alunos inscritos pelas escolas e a segunda fase com a aplicação de prova discursiva aos alunos classificados.

A pedagoga da escola David Gomes, Solane Dias de Carvalho, destacou que os alunos medalhistas vêm se preparando desde o 1º trimestrais em aulas de contraturno e ressaltou que as menções honrosas apontam para futuros campeões.

A aluna Bianca Dias comentou que a matemática tem proporcionado boas coisas na sua vida. “Quando você ganha a OBMEP, a medalha de ouro, você ganha uma viagem, você faz amigos, conhece pessoas, lugares novos, você se diverte. Vale a pena investir nisso e se esforçar para ganhar”, comentou a aluna Bianca.

A professora de matemática, Silésia Mendeval, comentou que foram mais de novecentos mil alunos inscritos em todo país e que o município de destacou com as medalhas.

“Essa medalha veio com muito estudo e dedicação. Estou muito feliz e irei continuar tentando no próximo ano, no ensino médio, para ganhar mais uma medalha, se possível de ouro, acima da de bronze, e irei continuar assim até conseguir os meus objetivos de vida, e que os estudos venham me ajudar e ele vai me ajudar”, destacou o aluno Lucas.

Os medalhistas de ouro receberão suas medalhas em cerimonia no Rio De Janeiro e a premiação do bronze acontecerá na capital do Estado, Vitória.

A Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Em 2017, as escolas privadas de todo o Brasil estão sendo convidadas a participar da OBMEP.

A OBMEP 2017 é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio, de Escolas Públicas municipais, estaduais e federais, e Escolas Privadas, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação.

Nível 1 – alunos matriculados em 2017 no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental.
II. Nível 2 – alunos matriculados em 2017 no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental.
III. Nível 3 – alunos matriculados em 2017 em qualquer ano do Ensino
Médio.