Ibatiba institui o Gabinete de Gestão Integrada Municipal

A Prefeitura Municipal de Ibatiba instituiu, na última Sexta-feira (17), durante evento no CRAS, o seu Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). A assinatura simbólica do Decreto nº 151/2017 se deu com a participação do Secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil, André Garcia; o Capitão da 1a Companhia do 14o Batalhão da Polícia Militar, Guilherme Dalmonech; os Vereadores - Elias Cândido, Geilson Tomaz, Jorcy Sangi, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais,
entre outras autoridades.

O Gabinete passa a existir para a organização, ampliação, aperfeiçoamento e dinamização da segurança pública, visando a diminuição da violência e da criminalidade e atende ao compromisso com o cumprimento das diretrizes do Programa Nacional de Segurança Pública e do Sistema Único de Segurança Pública.

O GGIM propõe a ação integrada e interdisciplinar das instituições para definições coletivas de prioridades e Planos de Ação, e, para isso, será presidido pelo prefeito municipal; com participação de representante do legislativo; Judiciário; polícias Civil, militar e rodoviária federal; além do Conselho Tutelar, Defensoria Pública, OAB e Ministério Público.

“Se trata de um colegiado de forças para dialogar com a sociedade sobre os desafios e obstáculos que temos que superar nesta área”, explicou o prefeito Luciano Pingo que destacou ser um grande passo para o município.

André Garcia explicou que a proposta do GGIM é realizar o esforço de trabalho conjunto e de aproximação entre todos os agentes que fazem a segurança pública no município.

“Não há experiência de segurança pública exitosa sem que tenha a participação de todos, especialmente do município. É no município que acontece o crime, é no município que trabalha a polícia”, destacou o secretário estadual, que parabenizou o município pela iniciativa.

“As instituições tem que trabalhar junto porque são problemas que são interdisciplinares, uma instituição somente não dá conta de resolver os problemas. Ás vezes a Polícia Militar se depara com um problema e ela consegue resolver até certo ponto, a partir dai precisa entrar outras instituições e aí que esse diálogo tem que haver, entre os representantes dessas instituições, para que o problema tenha o devido encaminhamento, do início ao fim, e uma boa resolução ao final”, analisou o capitão Guilherme Dalmonech, do 14º batalhão de Polícia Militar, instituição responsável pelo policiamento do município.

Publicado em terça-feira, 21 de novembro de 2017