Combate à violência contra a mulher: Abertura da Campanha e Palestra do secretário de Segurança

“Vamos chamar atenção para o problema, de outra forma nossas mulheres vão continuar morrendo”, declarou o secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, que esteve em Ibatiba, sexta-feira, dia 17; ele foi o convidado especial da abertura da Semana Municipal da Não Violência Contra a Mulher e participou ministrando uma palestra sobre o tema.

“Ibatiba sai na frente dos 78 municípios capixabas”, declarou André Garcia, parabenizando a iniciativa da Prefeitura em realizar essa campanha, que para ele é uma grande oportunidade para debater e refletir sobre como cada um pode contribuir para uma cultura de paz e de igualdade de gêneros.

“Crime de preconceito, ignorância, são marcas da violência domestica familiar contra a mulher”, destacou Garcia, que recentemente esteve a frente de feminicídios de grande impacto no estado.

O secretário usou sua experiência para traçar condições sociais e perfis que envolvem a violência contra a mulher e abordou a questão defendendo uma mudança cultural, passando pela criação das crianças, como forma de evitar que meninos se tornem homens incapazes de lidar com frustrações, infantilizados e covardes, para ele, características típicas dos agressores de mulheres, ele também pontuou a necessidade de investir na convivência, com regras e mecanismos de mediação de conflito.

“Não é só polícia, tem que ter outras formas de enfrentar isso”, ressaltou Garcia.

Outro ponto defendido durante a palestra, foi o da importância da intervenção da sociedade visto a dificuldade de quem está envolvido no problema interromper o ciclo da violência, para André Garcia:

“Briga de marido e mulher todo mundo tem que meter a colher”.

O evento promovido no Cras contou com a participação de autoridades municipais e representantes de grupos sociais; estavam presentes o prefeito municipal, Luciano Pingo; o presidente da Câmara Municipal, vereador Elias Cândido; os vereadores Geilson Tomaz, Jorcy Sangi e Ivanito Barbosa; o capitão da Polícia Militar ,Guilherme Dalmonech; a diretora secretária dos trabalhadores rurais de Ibatiba, Marli Silveira; o presidente do Sindispumies, Edson Saloto; o presidente do Copai, Edmar Santos; secretariado do Governo Municipal, entre outros.

Publicado em terça-feira, 21 de novembro de 2017