Agricultores de Ibatiba conhecem boas práticas em agronegócio

A Secretaria Municipal de Agricultura, na última terça-feira, dia 14/11, levou um grupo de Ibatiba para conhecer boas práticas em agroindústria e cooperativismo no litoral Sul capixaba, o Projeto “Mulheres da Prata”, uma associação de produção de alimentos caseiros formada por agricultoras do distrito de Alto Pontal, na cidade de Anchieta.

Participaram da visita, além do secretário de Agricultura, Antônio Gomes, agricultores familiares de Ibatiba que estão sendo capacitadas dentro do Projeto Crescer no Campo, uma parceria da Prefeitura Municipal com o Sebrae, buscando alternativas de emprego e renda e trabalhando para a ampliação do mercado, principalmente dentro das compras públicas.

De acordo com Gomes, eles ouviram das associadas de Anchieta que a iniciativa, hoje bem sucedida, nasceu diante de uma realidade onde mulheres não tinham ocupação remunerada, vivendo em propriedades que ao longo do tempo foram sendo fracionadas até virarem sítios trabalhando em sistema de monocultura. Ainda segundo o Secretário, esta realidade é similar a de Ibatiba, onde pequenas propriedades vivem quase exclusivamente voltadas a cultura do café, sofrendo constantemente as variações do mercado.

“Tivemos a melhor das impressões”, comentou o Secretário. “A associação partiu da ideia de industrializar o que estava sendo perdido nas propriedades e hoje elas vendem de 10 a 12 mil reais por semana, e muitas vezes as associadas representam a maior fonte de renda da família”, completou ele.

Para o secretário, o grupo de Ibatiba voltou para casa trazendo na bagagem, além de conhecimento técnico, a mensagem de união e persistência para driblar as adversidades.

Publicado em sexta-feira, 17 de novembro de 2017