Evento da Feira Verde em Ibatiba

O evento da Feira Verde de Ibatiba aconteceu nesta sexta-feira (30)), na área anexa ao IFES, a abertura se deu, logo cedo, com música da Orquestra de Irupi e a fala das autoridades, entre elas o Prefeito Luciano Pingo que fez questão de agradecer todos os envolvidos na realização do evento. O evento também foi prestigiado pelo Diretor presidente da Prodest, Renzo Colnago;Secretários Municipais de várias pastas; Secretária de Cultura de Irupi, Sandra Lúcia Emerick; Diretor do IFES, Flávio Pena, entre outros.

Foram muitas as atrações, elas estavam distribuídas em mais de 15 tendas, onde podia se ver a exposição de animais trazidos pela Faculdade do Futuro, saborear um lanche na barraca da Igreja Católica e visitar o “carro chefe” do evento, que foram os trabalhos das escolas municipais, Pestalozzi e escola particular Ágape, todos pautados pelos eixos temáticos definidos para essa 5ª edição da Feira Verde em Ibatiba: resíduos sólidos, nascentes e calhas de rios, Horto Florestal e agrotóxicos.

A feira mostrou que brincar pode ser muito sustentável, incontáveis brinquedos com reaproveitamento de material; luxo do lixo, obras de arte feitas com material reciclado; a criatividade foi marca dos trabalhos.

E enquanto isso, no palco, aconteciam apresentações de músicas e danças também levados pelas escolas.

Rean Teixeira Brito, 13 anos, aluno da escola Boa Vista ao ser perguntado sobre o que aprendeu com os temas trabalhados, respondeu “Eu aprendi o perigo do uso de agrotóxicos nas lavouras, pois pode contaminar os alimentos que comemos”, ele disse também que já multiplicou as informações para seus familiares e relatou que aprender com prática é muito mais divertido.

“Desenvolver amor pelos rios”, destacou a pedagoga Carmem Regina Rodrigues sobre o trabalho realizado com os alunos da escola Agenor de Souza lé, ela contou com entusiasmo que foram feitas diversas atividades e que o trabalho vai continuar até o final do ano letivo.

Para a Secretária de Cultura de Irupi a iniciativa e o empenho são muito válidos, “A prática é muito importante no processo da aprendizagem”, declarou ela.

FELIPE.ALVES

Publicado em quarta-feira, 16 de agosto de 2017