Prova do Paebes acontece em Ibatiba na próxima semana

A Prefeitura de Ibatiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que a Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) será aplicada nos próximos dias 08 e 09 de novembro. A prova, na rede pública será aplicada para os alunos do 2º ano, 5º ano e 9º ano do ensino fundamental anos iniciais e finais, regularmente matriculados.

O Programa tem o objetivo de avaliar o nível de apropriação e consolidação das habilidades desenvolvidas pelos estudantes em diferentes componentes, ao final de cada ciclo escolar. Os testes deste ano irão avaliar os componentes curriculares de língua portuguesa (leitura e escrita) e matemática  para o 2º, 5º e 9º ano, acrescidos de produção de texto para o 5º ano e história e geografia para o 9º ano. Para 2022, o Paebes passou por mudanças de acordo com a Lei nº 11.694/22, que altera a Lei de nº 11.227/20.
Os resultados compõem a base para cálculo do Índice de Qualidade Educacional (IQE), um coeficiente aplicado ao montante do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), no cálculo do repasse pelo Estado aos municípios.
Por meio do projeto: “Ibatiba do Futuro Começa Agora” o município desenvolve diversas ações para fortalecer o desempenho dos alunos, durante todo ano letivo. Além das ações com alunos, as equipes técnicas também recebem toda assessoria para que o desenvolvimento educacional seja contínuo. “O Paebes permite avaliar a qualidade da educação básica. A avaliação traça um diagnóstico do nível de aprendizado dos alunos e das redes de ensino, que, a partir dos resultados, planejam as ações de melhoria com planos de intervenção pedagógica. Assim é de extrema importância  a frequência dos alunos na escola para que essa avaliação mostre o esforço de todas as ações desenvolvidas pelos professores e equipe pedagógica”, explicou a secretária municipal de educação, Elizete Monteiro.

Publicado em quinta-feira, 03 de novembro de 2022