Reajuste: Ibatiba vai pagar Piso Nacional aos Agentes de Saúde e de Endemias

A Prefeitura de Ibatiba vai garantir o pagamento do Piso Nacional dos agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate a endemias (ACE) do município. A notícia foi divulgada nesta terça (20), pelo prefeito Luciano Pingo durante reunião com representantes das categorias na Câmara Municipal de Ibatiba.

Segundo a Prefeitura, o pagamento do piso salarial dos agentes será realizado de acordo com os repasses da União Federal, cujos encargos sociais ficarão por conta do município. O aumento vai contribuir para um melhor desenvolvimento do trabalho dos agentes, que são profissionais que estão diariamente junto a população.

“Parabenizar a Câmara pelo bom diálogo construído neste tema e na valorização dos profissionais de saúde. Todos os vereadores participaram desta decisão”, pontuou o Prefeito.

Os agentes buscavam o reajuste de dois salários conforme o Piso Nacional da categoria. O anúncio contou ainda com a presença dos vereadores João Brito Pereira Filho (Jango), Jorcy Miranda Sangi, João Pedro Carvalho Rocha, o presidente da Casa Fernando Vieira e a vereadora Emiliane Ribeiro Lázaro.

Depois de firmado a reunião, um novo projeto de Lei foi encaminhado para a Casa de Leis para análise e aprovação dos vereadores. “Estive em Brasília, somente, para discutir o Piso Nacional das duas categorias. O Governo Federal não paga toda a conta. A insalubridade e direitos patronais para cada agente de saúde é pago pela Prefeitura. Então, precisamos compreender que existem dois repasses. O dinheiro não é todo repassado pelo Governo Federal. Estudamos fizemos muitas contas para validar esse aumento dos vencimentos da categoria. Vou buscar valorizar o máximo os funcionários dentro da legalidade e com uma gestão administrativa de responsabilidade, sempre buscando valorizar todas as categorias”, disse Luciano durante a reunião com os agentes.

Publicado em quarta-feira, 21 de setembro de 2022