Ibatiba D’elas e Campanha “Agosto Lilás” resultam oportunidades para combater a violência contra mulheres

No mês da Campanha  “Agosto Lilás” de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o programa Ibatiba D’elas segue tornando possível ações que reforçam o empoderamento feminino por meio de oportunidades que também contribuem para combater a violência contra as mulheres. A famosa frase social “Lugar de mulher é onde ela sonhar” é mais um incentivo que reafirma a importância de e ajudar as mulheres vítimas de qualquer tipo de violência por meio de oportunidades.

O programa Ibatiba D’Elas tem sido uma das principais prioridades da administração municipal de Ibatiba, sob a coordenação da vice-prefeita Criziane Moreno e com a participação de várias secretarias municipais. O programa atendeu mais de 1.600 mulheres durante o ano de 2021 em suas diversas ações. Ibatiba foi o 1° Município do Estado do Espírito Santo apto a firmar convênio com o programa Agenda Mulher, desenvolvido pela vice-governadora do Estado do Espírito Santo, Jacqueline Moraes.

Entre as ações que fazem parte do Programa está a criação da casa Lilás, um local para atendimento às mulheres vítima de violência. Um espaço onde as mulheres são  ouvidas,  com apoio assistencial e atendimento psicológico prioritário. O Poder Executivo também criou o Programa de combate a pobreza menstrual. Em 2021, quando o programa foi criado, Ibatiba era o único município do interior do Espírito Santo a combater a pobreza menstrual. A Prefeitura de Ibatiba distribuiu absorventes em 383 cestas básicas que são entregues para famílias carentes. Uma ação que faz a diferença na vida de muitas mulheres, principalmente, as mais jovens, que passam por situações constrangedoras que atrapalham o dia a dia de cada uma delas. Também por meio da Secretaria de Assistência Social, 800 alunas da rede municipal recebem, mensalmente,  um  kit de bolsa com absorventes e participam de palestras sobre saúde intima feminina.

O Programa Ibatiba D’elas está contribuindo para que mulheres tenham a oportunidade de fazer suas escolhas,  por meio de políticas públicas que incentivam cada uma delas a conhecerem o seu potencial. São cursos, em parceria com o Sebrae, projetos musicais, palestras, atividades culturais, cadastro para recebimento de cestas básicas e todo o apoio necessário para que as mulheres busquem melhorias e oportunidades.

Publicado em terça-feira, 16 de agosto de 2022