Encontro Regional de compartilhamento das Ações do Pacto pela aprendizagem no Espírito Santo é realizado em Ibatiba

“...Somos os alunos do primeiro ano, estudamos com muito animação, temos apostila do curso PAES...estamos felizes com o aprendizado, o ano está findando e eu vou ser aprovado”, cantando assim, alunos de 1º ano da EMEIEF Helena Almocdice Valadão, da professora Maria Elena de Freitas Bussinguer, acolheram o público do Encontro Regional de compartilhamento das Ações do PAES (Pacto pela aprendizagem no Espírito Santo) realizado, hoje, pela manhã, no auditório da Câmara de Vereadores de Ibatiba.

No evento, a superintendente Regional de Educação, Sayonara Toledo da Silva Gil, apresentou o parecer técnico do material didático que será utilizado pelo PAES em 2018.

O encontro reuniu representantes da Educação de vários municípios do Caparaó e duas escolas compartilharam suas experiências no projeto piloto onde o material didático foi testado, inclusive a Escola Helena Almocdice, turma da professora Elena Bussinguer.

Sayonara explicou que a experiência com o material foi feita por trinta dias em algumas escolas, e que, a partir de 2018, o Estado encaminhará , para os municípios adesos, o material para utilização por todas as turmas de 1º ano.

“O material foi colocado em prática e a gente vê que foi uma ação de sucesso. Os professores que utilizaram têm elogiado, gostaram”, comentou a superintendente.

“No encontro ficou evidente o sucesso do projeto piloto do material didático do PAES, Inclusive em Ibatiba. Este material nos auxiliará a assegurar o direito que toda criança tem; que é ser alfabetizada em seus primeiros anos de escolaridade”, comentou Elisangela de Freitas coordenadora municipal do PAES em Ibatiba.

Para o secretário municipal de Educação, Djalma Gonçalves, o Paes vai alavancar as metas do Plano Nacional de Educação e também as metas do município. Djalma lembrou que a educação do Ceará, modelo utilizado para criação do Paes, já era um interesse de Ibatiba mesmo antes do Pacto ser lançado.

“Abraçamos a causa e estamos muito esperançosos em relação às ações do Pacto”, comentou o secretário.

“O Paes é uma ação inovadora, tem muito a contribuir com a nossa Educação municipal e, claro, com a educação do Caparaó”, analisou o Prefeito Luciano Pingo.

Publicado em sexta-feira, 27 de outubro de 2017