Educação de Ibatiba realiza acolhimento de colaboradores da Escola de Tempo Integral em Santa Clara

Acolhimento, com alegria e carinho. Este foram alguns dos sentimentos externados no acolhimento aos professores e demais servidores que vão trabalhar na Escola Municipal de Tempo Integral Adelaide Rodrigues Moreira, neste ano letivo de 2022, na Comunidade de Santa Clara, que foi contemplada com a implantação do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti), do Governo do Estado. A reunião foi realizada pela Prefeitura de Ibatiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que aderiu ao edital do governo e conseguiu a aprovação para a implantação do programa na instituição de ensino. Serão 320 alunos beneficiados.

Os educadores foram recebidos pelo prefeito Luciano Pingo, a secretária municipal de Educação, Solange Sousa de Assis Paula, pela coordenadora geral do Proeti em Ibatiba, Elizete Monteiro, a coordenadora pedagógica, Eliana Araújo, a diretora da escola, Rosane Toledo da Silveira Rodrigues, e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Geilson Tomaz. Além de um grupo chamado de alunos protagonistas que fazem parte do Proeti, na Escola Estadual Henrique Coutinho, em Iúna.

Eles estavam acompanhados da pedagoga Márcia Cristina César Barbosa e aplicaram várias dinâmicas com os professores e servidores, principalmente, para mostrar que a integração de toda equipe é fundamental para o sucesso dos trabalhos, além de enfatizar que tudo tem como objetivo central o desenvolvimento do aluno. “Para nosso século, não comporta mais o aluno dominar apenas as disciplinas, como matemática e língua portuguesa, mas a educação também tem que passar e abranger as questões pessoais, sociais, profissionais, se baseando nos quatro pilares da educação, com o aluno trabalhando os pilares do ser, fazer, conhecer e conviver”, explica a pedagoga.

Entre os alunos e alunas estava uma das jovens protagonistas que coordenou as dinâmicas, AdrieleValério de Macedo, de 18 anos. Ela já se formou no ensino médio e tem como projeto de vida cursar Licenciatura em Ciências Biológicas, ou seja, quer ser professora. Ela conta que a escola em tempo integral foi fundamental neste projeto de vida, porque a ajudou a saber o que realmente quer. “Me ajudou muito, também, a resolver muitas coisas da minha vida, não só aquilo que preciso saber para fazer uma prova, um concurso, mas sim sobre meus sonhos, minha caminhada”, enfatiza.

O prefeito Luciano Pingo deu as boas vindas aos educadores, desejando que o ano letivo seja de sucesso, assim como a implantação e efetivação do Proeti. “É um grande desafio para todos nós, mas acredito que todos os educadores e servidores da educação envolvidos no programa estão preparados para fazerem um grande trabalho que vai trazer muitos benefícios para os alunos, suas famílias e a comunidade”, afirma.

A secretária Solange Sousa de Assis Paula explica que o Proeti, na Escola Municipal Adelaide Rodrigues Moreira, vai funcionar do 1º ao 9º ano. “Hoje, fizemos o acolhimento aos professores, como parte da preparação para o início do ano letivo, no dia 7, e acreditamos que essa escola vai trazer muitos benefícios, não só para os alunos, mas também para a comunidade de Santa Clara”, destaca. “Nossos professores vão passar por cursos e formações, para trabalhar cada vez melhor com a dinâmica de escola de tempo integral, e acreditamos que será um sucesso”, completa.

A implantação da escola em tempo integral conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Sedu), que entra com o investimento de R$ 3 mil/ano por aluno, por três anos consecutivos. O Proeti foi lançado no dia 2 de agosto do ano passado e é uma iniciativa inédita no Brasil. Devem ser ofertadas cerca de 30 mil vagas/ano, em todo o Espírito Santo, com investimento total de R$ 270 milhões, do Governo do Estado.

Tags:
#Prefeitura #Ibatiba #Contemplado #Acolhimento #EscolaIntegral #Programa #Governo #Estado #Proeti #Educação #JovensProtagonistas #Professores |

Publicado em quarta-feira, 02 de fevereiro de 2022