Casos de pacientes com sintomas de síndromes gripais aumentam em Ibatiba

Como havia sido alertado pela Secretaria Municipal de Saúde, de Ibatiba, por meio de sua Vigilância em Saúde, sobre um aumento do número de casos de Influenza (gripe) em todo o Estado do Espírito Santo, em dezembro, um pouco antes do Natal, o município agora já registra um aumento de casos de pessoas com sintomas de síndromes gripais, incluindo novos casos de Covid-19, no município. Por isso, volta a alertar para a necessidade de ser dada continuidade aos hábitos de prevenção, principalmente, o uso de máscara, além da importância de que a população se vacine contra a Influenza (gripe) e Covid.

Todas as pessoas com sintomas de gripe são testadas para Covid-19, mas não são testadas para Influenza (só é feito nos casos graves hospitalizados). Logo, não sendo Coronavírus, não é possível dizer por qual vírus da gripe os pacientes estão sendo infectados, mas há pessoas contaminadas pelo H3n2, da Influenza, incluindo o caso de um idoso internado em estado grave. A informação é da coordenadora da Vigilância em Saúde de Ibatiba, Andressa Bonela, que ressalta a importância da população continuar com os hábitos de prevenção e se vacinar. “A população precisa continuar usando máscara, principalmente, e também é preciso que as pessoas se vacinem”, afirma.

Nesta quarta-feira (5), o Boletim de Covid voltou a registrar novos casos da doença, num total de três. E nesta quinta-feira (6), foram registrados outros seis. Ou seja, em dois dias, o município, que não tinha casos novos há muitas semanas, vai somar nove casos. “Por isso, a população precisa ficar alerta e, na presença de sintomas gripais, a pessoa deve se isolar, usar máscara e procurar o serviço de saúde para realizar o teste”, enfatiza.

Entre os dias 5 e 24 de dezembro, o Pronto Atendimento de Ibatiba realizou 1.741 atendimentos e, conforme informações da Vigilância em Saúde, entre eles, se nota um aumento muito grande de sintomas de síndromes gripais – lembrando que nos dias 24 e 31 de dezembro, só houve atendimento no próprio PA e, nos dias 30 e 4 de janeiro, o Ambulatório de Síndrome Gripal não funcionou. Já no ambulatório, de 27 a 29 de dezembro, foram realizadas 75 consultas, com uma alta, enquanto de 3 a 5 de janeiro, houve 47 consultas, com três altas, o que também demonstra um aumento em pessoas com sintomas gripais.

Os sintomas da Influenza e da Covid podem se confundir e, por isso, é importante fazer o teste. No caso da Influenza, na infecção causada pelo H3N2, surgem sintomas respiratórios clássicos, com mal-estar intenso, além de coriza, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor de cabeça, fraqueza e febre. A doença é mais perigosa para idosos, crianças e portadores de comorbidades.

Pacientes com esses sintomas devem procurar a unidade de saúde mais próxima para uma melhor avaliação, sempre usando máscara, para evitar contaminar outras pessoas. A avaliação médica vai determinar o tratamento adequado e o tempo de isolamento necessário.

O que fazer para se prevenir:

• Lavar as mãos com água e sabão ou com álcool em gel, principalmente, antes de consumir

algum alimento;

• Uso correto de máscara facial;

• Se vacinar contra a Covid-19 e contra a Influenza;

• Usar lenço descartável para higiene nasal;

• Procurar atendimento médico em caso de sintomas gripais;

• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

• Manter os ambientes bem ventilados;

• Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;

• Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;

• Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Tags:
#Prefeitura #Ibatiba #Secretaria #Saúde #Alerta #Aumento #Casos #Influenza #Gripe #Prevenção #Máscara #Vacina #Aumento #Casos #Covid19 |

Publicado em quinta-feira, 06 de janeiro de 2022