Conselho Municipal de Saúde realiza reunião ampliada sobre Saúde Mental

O Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura de Ibatiba e a Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma reunião extraordinária ampliada, para discutir um tema relacionado com o chamado Janeiro Branco que busca a conscientização sobre a Saúde Mental. A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (5), no auditório Dimas Ambrósio Trindade, na Escola Municipal Eunice Pereira Silveira, e serviu, também, para a eleição dos delegados que vão participar da V Conferência Estadual de Saúde Mental.

A encontro, que contou com a presença da prefeita interina Criziane Moreno e da secretária municipal de Saúde, Nilci Florindo, reuniu profissionais de saúde da rede pública e privada, além de pessoas da sociedade, usuários do sistema de saúde. O tema da reunião foi “A política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, que foi apresentado pelo psicólogo da Prefeitura, Giuseppe Fernandes.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, o coordenador da Policlínica Municipal, Daniel Maciel de Carvalho, abriu a reunião e destacou a importância do debate sobre Saúde Mental. Também estava presente o secretário do Conselho e chefe da Seção de Planejamento e Processamento de Dados da Secretaria de Saúde, Wagner Souza Filho.

A prefeita interina Criziane Moreno também destacou a importância de se debater a Saúde Mental. “Vivemos tempos em que esse assunto se tornou essencial em ser discutido, porque a pandemia tem afetado a saúde mental da população”, disse.

A secretária Nilci Florindo colocou que estava feliz em ver a iniciativa em levantar a discussão que será abordada na Conferência Estadual partindo do Conselho Municipal. “Assim as coisas devem funcionar, partindo do Conselho Municipal de Saúde, realizando essa reunião ampliada,  porque a ideia é discutir, nos municípios, um assunto importante nesta pandemia, para buscar ideias que podem ser aprofundadas na Conferência Estadual”, afirmou a secretária, que também falou sobre a importância de se manter a precauções, por causa da Covid e, agora, pela Influenza.

Depois do assunto da reunião ser debatido em grupos, foi realizada a eleição dos delegados que vão representar Ibatiba na Conferência Estadual de Saúde Mental. Os seis delegados são escolhidos entre representantes do Executivo Municipal, profissionais de saúde e usuários do sistema, além de seis suplentes de cada segmento.

Os representantes do Executivo Municipal são assessora de políticas públicas para mulheres da Prefeitura, a psicóloga Luana Érika (titular) e Nathália Rodrigues (suplente), enquanto dos profissionais da saúde são Laura Karoline Queiroz (titular) e Geni Teófilo (suplente). Já os representantes dos usuários são Bruna Alves Viana, Ricardo Oliveira Dias (titulares), Anízia Campos e Pedro Alberto Silva (suplentes).

Tags:
#Conselho #Municipal #Saúde #Prefeitura #Ibatiba #Mental #Reunião #Extraordinária #Ampliada #Conferência #Estadual #Delegados |

Publicado em quarta-feira, 05 de janeiro de 2022